MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fotógrafo friburguense faz fotos do Pico da Caledônia de diversas cidades e quer levar exposição para escolas

Considerada cartão postal da cidade serrana, uma das maiores montanhas do Rio de Janeiro atrai olhares e turistas

Por Nai Frossard
06/02/23 - 15:23
Fotógrafo friburguense faz fotos da Caledônia de diversas cidades e quer levar exposição para escolas Pico da Caledônia visto do município de Silva Jardim | Foto: André Ferreira

Situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, o Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e está inserido no Parque Estadual dos Três Picos, no Estado do Rio de Janeiro.

Com 2.257 metros de altitude, possui uma das mais belas vistas de Friburgo, na Região Serrana do Rio, onde está localizada. Do entorno, é possível visualizar até a Baía de Guanabara.

A Caledônia é um ponto turístico que atrai visitantes de todos os cantos.

Mas para o fotógrafo André Ferreira, o lugar é mais do que um local para fazer turismo, é onde está o coração dele.

Selfie feita no cume da CaledôniaSelfie feita no cume da Caledônia | Foto: André Ferreira

A intensidade do sentimento, ele passou a traduzir em fotografias feitas de diferentes pontos de observação.

André sobe ao pico há uns 30 anos, mas afirma que cada vez que vai até lá, é uma experiência única.

Se me perguntarem o que a Caledônia significa para mim, vou dizer que é uma pergunta fácil de fazer e complexa de responder. É impossível não envolver sentimento com aquele lugar. Encontro paz naquelas montanhas, e é onde eu mais sinto a presença de Deus.

Também dá para avistar o pico de Trajano de MoraesTambém dá para avistar o pico de Trajano de Moraes | Foto: André Ferreira

Para mostrar o Pico da Caledônia, o fotógrafo friburguense 'cercou' as montanhas por diversos pontos. André foi a pelo menos sete cidades para mirar ela e outras montanhas da área com sua lente de 400mm e, disparar sua Nikon D810 para traduzir suas sensações diante do lugar.

As belas imagens das montanhas friburguenses são mostradas dos pontos de vista de Araruama, Búzios, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Silva Jardim, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Olhar apontado para Friburgo, de Rio das OstrasOlhar apontado para Friburgo, de Rio das Ostras | Foto: André Ferreira

O fotógrafo autodidata, que divide seu tempo com o trabalho no comércio, contou que a sua paixão pela fotografia começou ainda na infância. Mas a coisa foi levada a sério há 18 anos, com a primeira câmera digital.

E o envolvimento com a atividade que começou como passatempo se profissionalizou:

Depois da primeira câmera, comprei a segunda em 2008. O equipamento profissional só veio em 2013, na minha primeira viagem ao exterior.

Foto feita do Mirante da Caixa D'Água, em BúziosFoto feita do Mirante da Caixa D'Água, em Búzios | Foto: André Ferreira

As fotos da Caledônia são as que mais causam reações nas pessoas, como disse André. E as que mais divulgaram o trabalho do fotógrafo de 47 anos. No ano passado, ele fez a primeira exposição dedicada à sua montanha preferida.

Nesta exposição eu mostrei fotos que eu fiz do cume da Caledônia e também as fotos que fiz de outros lugares, de onde é possível avistar as montanhas.

André afirmou que o Pico da Caledônia pode ser visto a centenas de quilômetros de distância, com a atmosfera limpa. O gigante de mais de dois mil metros de altitude acima do mar e que encanta o fotógrafo está em dezenas de imagens que foram emolduradas por ele.

O aumento do interesse por essas imagens fez com que André começasse a vender os quadros, feitos sob medida para ambientes diferentes.

Ele gostou da experiência da exposição e do retorno do público sobre seu trabalho com a fotografia. André agora pretende montar uma outra mostra e levar esse trabalho para as escolas de Friburgo.

Todo conhecimento precisa ser compartilhado, para formar gerações cada vez melhores. Agora tenho pensado muito em levar a experiência da fotografia e as imagens do Caledônia para jovens estudantes.

As montanhas vistas de AraruamaAs montanhas vistas de Araruama | Foto: André Ferreira

Você já foi até o Pico da Caledônia?

Sendo uma das maiores montanhas do Estado do Rio de Janeiro e com uma localização privilegiada.

O pico possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobras, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas.

O local é um ponto turístico importante onde as pessoas apreciam a vista lá de cima e também dispõe de pousadas e camping próximos ao cume.

O clima local é classificado como mesotérmico brando, com médias próximas a 10° C. Devido à sua altitude elevada, as temperaturas negativas e geadas no alto da montanha são comuns nos meses mais frios.

Registros feitos em 2014 indicam que a temperatura mínima no local chegou a atingir - 9° C no mês de agosto daquele ano.

Geralmente, a parte alta da Caledônia pode ser até 8º C mais fria do que em Salinas, onde está localizada a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Nova Friburgo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.