Forte ventania causa estragos em Cachoeiras de Macacu
Defesa Civil continua vistoriando áreas que ficaram sem comunicação

Uma forte ventania, que durou cerca de uma hora, seguida de chuva causou estragos em Cachoeiras de Macacu, município situado a 97 km da capital fluminense, causando queda de árvores, postes e destelhamento de casas a partir das 19h30 da última segunda-feira, 25 de fevereiro, seguindo até a madrugada desta terça-feira, 26 de fevereiro.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu, Rodrigo Amaral, houve o registro de queda de 14 árvores nos bairros de São Francisco de Assis, Boa Vista, Parque Veneza, Parque Santa Luzia, Japuíba e Papucaia. A ventania também causou o destelhamento de quatro casas em São Francisco de Assis, Parque Veneza e Boa vista. Mas não houve vítimas.
“Os moradores se abrigaram em casas de parentes e a Defesa Civil colocou lonas sobre as residências para amenizar os prejuízos.”, diz o secretário.
Telhado desmorona em residência de Cachoeiras de Macacu | Foto: Divulgação/Agente Oliveira (Defesa Civil de Cachoeiras de Macacu)
A ventania também derrubou postes nos bairros de Boa Vista e São Francisco de Assis, deixando a população sem luz e serviço de telefonia. Amaral diz que, até o momento, as concessionárias de rede elétrica Enel e Cerci estão nas localidades fazendo os reparos e a energia está voltando aos poucos. Somente as operadoras Claro e Vivo estão funcionando.
De acordo com nota encaminhada pela Enel Distribuição Rio ao Portal Multiplix, até o momento 70% dos clientes afetados com a falta de energia elétrica já tiveram o serviço normalizado e as equipes continuam trabalhando para restabelecer a energia dos demais clientes o mais rápido possível.
A ventania também causou a queda de quatro árvores nos quilômetros 5, 22, 26 e 40 da rodovia RJ-116, porém todos os trechos foram liberados na própria segunda-feira, segundo a concessionária Rota 116, que administra a rodovia.
No momento, a Defesa Civil está fazendo vistoria em áreas nas quais os moradores não puderam fazer notificações por conta do serviço de telefonia que foi suspenso.
“Estamos monitorando o clima com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet e pedimos a população que fique em alerta em locais seguros e qualquer problema que entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Também solicitamos que os moradores enviem o CEP de sua rua para o número 40199 para receber os alertas em SMS da DC, de aviso de chuvas fortes ou qualquer intercorrência”, conclui o secretário de Proteção e Defesa Civil do município.