Teresópolis ganha Dia do Montanhismo e terá espaço especial para os amantes do esporte
Cidade já é considerada a capital nacional do esporte e passa a celebrar a nova data em agosto
21/09/23 - 14:21

Conhecida como a Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, passa a contar agora com o Dia do Montanhismo em seu calendário oficial. A comemoração será realizada sempre no dia 5 de agosto, data em que se celebra o Dia do Montanhista.
A Lei Municipal nº 4.378/2023 foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Vinicius Claussen, que falou sobre a importância dessa iniciativa:
Somos a Capital Nacional do Montanhismo e agora teremos uma data para marcar o significado que esse título possui para nosso município. O objetivo é fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento do montanhismo em Teresópolis, assim como a nossa Casa do Montanhista, belo espaço que está sendo construído para homenagear os nossos montanhistas e receber os amantes dessa prática esportiva, vindos de vários cantos do mundo.
O projeto de lei foi de autoria do presidente da Câmara, vereador Leonardo Vasconcellos, e tem como meta disponibilizar muros e espaços públicos para oficinas e aprendizagem sobre o esporte.
Teresópolis é um dos principais destinos para a prática de montanhismo no estado do Rio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis
A promoção da data comemorativa poderá ser realizada em conjunto pela prefeitura, câmara, empresas privadas e instituições do setor.
A secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi, destacou que Teresópolis é o único município no país com as três esferas de parques naturais:
Para Teresópolis, a Capital Nacional do Montanhismo, faz todo o sentido incluir esse dia no calendário oficial. Temos o Nacional (Parnaso), Estadual (Três Picos) e Municipal (Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis). Também existem outras dez Unidades de Conservação (RPPNs e duas Área de Proteção Ambiental (Apa's)) que formam um ambiente convidativo para montanhistas de todo o mundo, num cenário de rara beleza, diversos níveis de dificuldade para a prática do esporte, somado ao viés de preservação que a atividade turística promove para o uso consciente desse patrimônio natural.
Elizabeth frisou ainda que a Secretaria de Turismo tem a montanha como principal eixo de trabalho, que vai além da possibilidade da atividade esportiva, direciona o tipo de agricultura, gastronomia, hospedagem e eventos que são realizados. A secretária lembra que, mesmo na área urbana, a beleza inspiradora, a própria altitude são convites para apreciar e usufruir do clima da Serra:
Estamos há dois anos promovendo a ATM – Abertura da Temporada de Montanhismo, na Praça Nilo Peçanha, onde, além de divulgação dos eventos que já acontecem nos parques, várias atividades também para crianças. A ‘cereja do bolo’ é a Casa do Montanhista que está nascendo — encontra-se em obras — numa antiga residência, em frente à entrada do Parque Nacional.
Casa do Montanhista vai reforçar a valorização da história da prática do esporte em Teresópolis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis
Na Casa do Montanhista, além da exibição de acervo, será possível entender por que Teresópolis é detentora desse título e experimentar as sensações dos praticantes do montanhismo; agendar atividades com guias, condutores de montanha; comprar equipamentos e roupas de montanhismo e curtir o ambiente em uma cafeteria que também receberá encontros e eventos desse nicho.
O CET – Centro Excursionista Teresopolitano – terá sua sede dentro da propriedade, onde, além do espaço para as reuniões periódicas, poderá interagir na área das exposições, no café e no jardim.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.