MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Superação: ultramaratonista vai percorrer 309 km por causa solidária

Delino Tomé saiu de Teresópolis em direção à Aparecida do Norte, SP; objetivo é concluir o trajeto de 3 a 5 dias

Por Redação Multiplix
15/07/21 - 16:32
Superação: ultramaratonista vai percorrer 309 km por causa solidária Delino Tomé quer arrecadar dinheiro e alimentos para pessoas necessitadas | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ultramaratonista de Teresópolis, Delino Tomé, vai realizar mais uma meta pessoal e solidária: percorrer uma distância de 309 km entre Teresópolis (RJ) e Aparecida do Norte (SP). A corrida começou às 15h, desta quinta-feira, 15.

Todos os anos, o atleta realiza iniciativas semelhantes a essa com o intuito de arrecadar dinheiro e alimentos para pessoas necessitadas. O objetivo é concluir essa ultramaratona em um intervalo de 3 a 5 dias. Para isso, Delino contará com a ajuda de companheiros de treino, amigos e das iniciativas pública e privada. A meta é conseguir, pelo menos, 3 toneladas de alimentos.

Mineiro de nascimento e teresopolitano de coração, ele encontrou no esporte uma maneira de se afastar definitivamente dos erros cometidos no passado. Quem vê esse homem de 67 anos, baixa estatura e biotipo franzino, não imagina a força que ele possui e muito menos tudo que viveu.

A história de Delino Tomé

Delino perdeu sua mãe aos 2 anos. Por conta de uma criação rígida dada pelo pai, fugia de casa e passava muito tempo na rua. Com isso, aprendeu de forma precoce muita coisa. A maior parte delas, ruins. Entrou na vida do crime aos 9 anos e, aos 11, após praticar furto na casa de um juiz, foi parar num colégio interno e lá passou parte da sua infância e juventude. Cresceu e foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhava durante o dia na construção civil e à noite no tráfico. Perdeu amigos dentro desse mundo, mas nem assim conseguia se desvincular dessa realidade.

Em 1976 adotou Teresópolis como sua cidade. Seguiu alternando entre uma realidade pacata e a adrenalina encontrada no crime. Mas, ironicamente, sua vida só começou a de fato mudar em uma das vezes que estava pagando por seus atos errados. Preso, começou a treinar corrida dentro da cadeia. Foi incentivado e respeitado por outros pesos que, três vezes por semana, aguardavam dentro das celas para que Delino tivesse espaço para correr. A cada passada dentro daquele lugar, a certeza de que era necessário acelerar também contra o seu passado pesado e triste.

Com quase 50 anos, o destino lhe concedeu novamente a liberdade e, de quebra, o colocou de frente com um novo emprego e um novo patrão que, por sinal, também era corredor. Este homem o incentivou e o ajudou a participar de sua primeira prova oficial: 84km divididos em 2 dias. Delino surpreendeu, alcançando uma ótima colocação geral e a primeira posição em sua categoria.

Daí para frente, tudo mudou: as drogas deram lugar às conquistas. Enfileirou provas, pódios e medalhas. Foi campeão da Ultramaratona Thermas Hondo Argentina 2019; Ultramaratona do Paraná 2019, ambas provas de 48hrs; da Ultramaratona Brasil de Caieiras 2020, em São José dos Pinhais; entre outras. Chegou a ir para a Europa por duas oportunidades para competir.

O segredo de Delino? Preparação espiritual e uma técnica própria e exclusiva de treinamentos, que permitem que ele alcance até 48h ininterruptas em movimento! Nesta quinta-feira, 15, seu preparo será colocado novamente à prova. Difícil? Impossível? Não para um homem que aprendeu a vencer todo e qualquer tipo de dificuldade imposta pela vida!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.