MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Professor e aluno vão representar Cabo Frio no Campeonato Brasileiro de Karatê

Competição será disputada no mês que vem na capital fluminense

Por Mateus Marinho
05/10/21 - 11:17
Professor e aluno vão representar Cabo Frio no Campeonato Brasileiro de Karatê Os dois atletas de Cabo Frio na premiação da Copa Brasil de Karatê | Foto: Arquivo Pessoal

O Campeonato Brasileiro de Karatê está se aproximando, e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, estará presente. Quem vai representar a cidade na competição em novembro serão os atletas Fernando Fortunato e Pedro Luís Bruneli. Fernando, 31 anos, é professor de artes marciais, já Pedro, seu aluno, tem 14 anos de idade.

Os dois treinam e competem juntos há cerca de 5 anos, e estão se dedicando ao máximo para fazer bonito na maior competição nacional de karatê. Recentemente, eles disputaram a Copa Brasil de Karatê Esportivo, um torneio relevante que também serviu como preparação para a cereja do bolo, o brasileiro.

O resultado superou as expectativas: Fernando ficou em terceiro lugar na modalidade luta (Kumite) na categoria 75 kg a 85 kg faixa preta. Pedro ficou em segundo na categoria 14 a 15 anos, faixa laranja a roxa.

E eles estão ansiosos para a disputa do campeonato brasileiro: “A expectativa é a melhor possível, a gente busca o pódio, assim como foi na Copa Brasil. A gente sabe que no brasileiro o nível é mais forte do que na Copa, é mais exigente, mas estamos nos preparando forte e sonhamos até em superar os resultados da Copa”, destaca Fernando.

A dupla tem treinado forte para isso. Os treinos acontecem três vezes por semana em uma academia de Cabo Frio, e eles também treinam a parte física, com foco em corrida. Tudo isso para fazer bonito no campeonato nacional. Quanto ao desempenho futuro, Pedro diz que a meta profissional dele é ser campeão brasileiro e mundial:

“Vou lutar para dar o máximo para medalhar, ser campeão brasileiro. Tenho a meta de ser faixa preta e campeão mundial, representando Cabo Frio”, frisa.

E a dupla já possui uma bagagem de títulos em competições importantes. Fernando foi campeão intercontinental 2016, campeão mundial 2017 de artes marciais, e vice-campeão sul americano karatê 2019. Pedro foi campeão estadual em 2018.

Mas, mesmo com todos esses títulos e experiência, engana-se quem pensa que a vida dos karatecas é fácil. Com os recursos escassos, ainda mais com a pandemia, eles têm se virado para conseguir arcar com os custos das viagens.

Fernando recebe uma ajuda de custos de uma marcenaria de Cabo Frio, já Pedro não conta com auxílio externo, quem paga as despesas das competições é a família.

“Eu tenho uma ajuda valiosa com as passagens através de uma marcenaria da cidade. Sem essa ajuda seria muito difícil. O Pedro infelizmente ainda não tem patrocínio. E a gente gostaria até de fazer um apelo aos empresários locais, que eles olhem pelos nossos talentos e possam nos ajudar a levar o nome de Cabo Frio pelo Brasil afora”, finaliza Fernando.

O Campeonato Brasileiro de Karatê será realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de novembro.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.