MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Futsal de botão? Associação Friburguense de Futebol de Mesa quer estrear modalidade em março

Segundo o presidente da AFFM, Fernando Cruz, ideia surgiu há 15 anos e agora pode se tornar realidade, em Nova Friburgo, através de campeonatos estaduais que acontecerão na cidade

Por Barney Campos
27/02/19 - 12:38
Futsal de botão? Associação Friburguense de Futebol de Mesa quer estrear modalidade em março Parte de uma mesa usada para o futsal de botão com medidas de 90cm X 1,60m | Foto: Fernando Cruz/Arquivo pessoal

Todo mundo já conhece a tradição que o futebol de mesa tem em Nova Friburgo. São campeões estaduais, interestaduais, sul-americanos e até mundiais. Mas você já ouviu falar em futsal de mesa? Sim, ele existe e a Associação Friburguense de Futebol de Mesa pretende colocá-lo em prática em breve.

A intenção é justamente acompanhar o futebol da vida real. Enquanto no futebol convencional disputado em um campo o espaço e o número de jogadores é bem maior (11 atletas de cada lado), no futsal é ao contrário: o jogo é disputado em uma quadra bem menor que o campo, e com apenas 5 jogadores pra cada lado. Trazendo para o mundo do botão, enquanto uma mesa oficial tem 1,20m X 1,80m, a de futsal mede 90cm X 1,60m.

Fernando Cruz, que é presidente da Associação Friburguense de Futebol de Mesa, diz que a ideia é antiga. “Surgiu há 15 anos, quando, fabricando mesas de botão, sobrou matéria-prima em medidas menores que as de um campo oficial. Só que a gente não levou a ideia pra frente por, na época, não precisar investir nisso. Com o tempo fomos percebendo que isso poderia dar certo. Por ser uma mesa menor, fica mais fácil de transportar, e para as crianças, principalmente, fica bem mais fácil brincar. É muito prático! Não precisa nem de tripé: dá até para colocar em cima de uma mesa de bar mesmo. Se eu não me engano, em Goiás já existem alguns campeonatos sendo disputados com esse tipo de mesa reduzida”.

Fernando pretende fazer a “estreia oficial” das mesas de futsal de botão em duas competições oficiais no mês que vem.

“No dia 10 de março vai acontecer no Nova Friburgo Futebol Clube, o Campeonato Estadual de Pastilha. E uma semana depois, no dia 17, dessa vez no Nova Friburgo Country Clube, a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Bolinha, com a participação de mais de 10 times, incluindo, além do nosso Friburguense, os quatro grandes do Rio (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense). A ideia quanto à elaboração das regras para o futsal de mesa vai partir de adaptações às regras já existentes do futmesa original. O certo é que, em vez de serem 10 botões pra cada lado, mais o goleiro, serão quatro mais o goleiro.”

Mesas de futsal de botão na sede da Associação Friburguense de Futebol de MesaMesas de futsal de botão na sede da Associação Friburguense de Futebol de Mesa | Foto: Fernando Cruz/Arquivo pessoal

Todas as terças-feiras, a partir das 18h, a Associação Friburguense de Futebol de Mesa abre as suas portas à comunidade. Lá, o interessado pode conhecer as mesas de futsal de botão de perto e, é claro, as convencionais. Não é necessário fazer nenhum tipo de cadastro. Basta chegar e se divertir. A Associação fica na Rua Prefeito José Eugênio Muller, nº 222 – cobertura 2, no Centro de Nova Friburgo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 98813-5211.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.