MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Equipe de futebol de mesa do Friburguense espera voltar às competições oficiais em 2021

Integrante do time, Marcus Vinícius Constantino fala da expectativa de conquistar títulos nesta temporada

Por Matheus Oliveira
12/01/21 - 16:57
Equipe de futebol de mesa do Friburguense espera voltar às competições oficiais em 2021 Com Marcus Vinícius (segundo da esquerda para a direita), time do Friburguense espera retornar às competições oficiais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Tradicional, celeiro de craques e um dos principais esportes de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o futebol de mesa (futebol de botão para os mais antigos) teve que superar as adversidades durante a pandemia e agora os jogadores da cidade esperam por um 2021 de retomada de títulos e vitórias.

Marcus Vinicius Constantino, bicampeão mundial na modalidade e um dos integrantes da AFFM/Friburguense, explica que a equipe viu as competições sendo canceladas e tiveram que trocar passagens áreas já compradas durante o ano passado.

Mas, aos poucos, os torneios foram voltando e a equipe do Frizão voltou à ativa, há cerca de dois meses.

“Em novembro do ano passado, fomos convidados por um clube de São Paulo para jogar um torneio amistoso onde participaram clubes como São Paulo, Vasco, Círculo Militar de São Paulo, Fênix-PR e Cisplatina (anfitrião). Foram tomados todos os cuidados sanitários, obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel para todas as mesas e distanciamento maior entre elas, por exemplo. Acredito que esse ano deve acontecer a mesma coisa nas próximas competições”, disse Marcus.

Ele ressalta que a grande aposta do time tricolor para esta temporada é a manutenção da equipe.

“A nossa equipe é basicamente a mesma de 2020. Porém, ainda estamos desfalcados do Christofer Barres, que se recupera de grave acidente sofrido em julho do ano passado. Vale dizer que é um desfalque grande, pelo menos para esse início de temporada, pois trata-se de um dos nossos principais jogadores, se não for o principal. Apesar disso, temos um time muito forte pra jogar as competições. Elas estão suspensas pelo menos até 31 de março. Depois disso, o calendário será planejado e as competições de 2021, marcadas”, destaca.

Marquinhos, como é conhecido, revela quais competições a AFFM/Friburguense deve disputar assim que os torneios oficiais forem retomados.

“Se tudo der certo e os jogos voltarem, jogaremos as competições estaduais, individuais e equipes nas modalidades 12 toques e Pastilha. Além disso, queremos jogar os torneios nacionais da 12 toques (Copa do Brasil, Brasileiro de Clubes e Individual), além do Sul-Americano, que será disputado no Chile”, afirma.

Ele ressalta ainda que a equipe espera disputar todos os títulos neste ano.

“Sempre temos essas expectativas diante da qualidade de nossa equipe. Continuaremos treinando para que estejamos preparados quando as competições oficiais voltarem”, afirma.

O futebol de mesa

Esporte é praticado oficialmente em cinco modalidadesEsporte é praticado oficialmente em cinco modalidades | Foto: Banco de Imagem

A Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM) foi fundada em agosto de 1984 e permanece ativa até hoje.

Uma resolução de 1988 reconhece a atividade como modalidade desportiva praticada no Brasil, como uma vertente dos esportes de salão, nos quais se incluem o xadrez e o bilhar, por exemplo.

O esporte é praticado oficialmente em cinco modalidades, sendo quatro oficiais (disco, bola 12 toques, bola 3 toques e dadinho) e uma experimental (pastilha).

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) regula e orienta a prática desse esporte no Brasil, e a Federação de Botão de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ) no estado.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.