MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça o jogador friburguense que foi campeão da Libertadores de 81 pelo Flamengo

Saiba quem é o atleta e como ele entrou de forma curiosa para a história do clube rubro-negro

Por Matheus Oliveira
22/11/19 - 17:20
Conheça o jogador friburguense que foi campeão da Libertadores de 81 pelo Flamengo Anselmo, um dos campeões da Libertadores pelo Flamengo, segura a taça da competição em viagem de volta ao Brasil | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Que o Flamengo chegou na final da Libertadores após 38 anos, todo mundo já sabe. Agora, o que poucos devem saber é que um friburguense teve um papel, digamos, importante, na única conquista rubro-negra até aqui, em 1981. Trata-se do atacante Anselmo, conhecido como o “vingador” por ter dado um soco no chileno Mário Soto, do Cobreloa, no terceiro jogo da decisão.

Anselmo nasceu em Nova Friburgo no dia 20 de março de 1959. Ele iniciou a carreira na base do Flamengo como boa parte da equipe campeã da América. Ele atuou no rubro-negro entre 1978 e 1982, tendo conquistado também os Brasileiros de 1980 e 1982.

“As lembranças são ótimas, fazer parte de um time como aquele e ganhar tudo que ganhamos, não poderia ser melhor”, revela.

Na Libertadores de 1981, o Flamengo chegou à decisão após passar pela primeira fase e eliminar o Atlético Mineiro em duelo extra, em Goiânia. Na fase semifinal, a equipe superou Jorge Wilstermann-BOL e Deportivo Cali-COL. Na final, o duelo diante dos chilenos do Cobreloa.

Anselmo, segundo da esquerda para a direita, durante treinamento do FlamengoAnselmo, segundo da esquerda para a direita, durante treinamento do Flamengo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

No primeiro jogo, o Fla venceu por 2 a 1, no Maracanã, com dois gols de Zico, enquanto na volta, os chilenos venceram por 1 a 0. Na época, o regulamento da Libertadores previa um terceiro jogo para desempate em campo neutro. Em Montevidéu, na capital uruguaia, o Flamengo venceu por 2 a 0, novamente com o maior ídolo decidindo.

Com a vantagem e como forma de vingar as agressões sofridas por Adílio e Lico, o técnico Paulo César Carpegiani deu uma missão para Anselmo: acertar as contas com Mário Soto.

O Paulo só disse para entrar e dar uma porrada no Mário. Claro que esta atitude marcou toda minha carreira.

Assim Anselmo entrou, acertou um soco no rival chileno e vingou as agressões de seus companheiros. Em seguida, foi expulso, mas entrou definitivamente para a história do rubro-negro. Naquela edição do torneio continental, o atacante friburguense marcou um gol.

“Aquele time além de ser o melhor do mundo, era uma família. Os jogadores foram criados no clube, morei junto com alguns deles durante todo tempo da base. Por isso, era uma alegria jogar com eles”, afirma.

Anselmo foi jogar em Portugal em 1988 e lá permanece até hoje. Das terras lusitanas, ele espera ver o rubro-negro campeão da Libertadores, mas espera equilíbrio durante o confronto, ainda mais pela dificuldade de se enfrentar um time argentino.

Ex-jogador friburguense Anselmo vive hoje em PortugalEx-jogador friburguense Anselmo vive hoje em Portugal | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De Portugal, terra do técnico do Flamengo, Jorge Jesus, Anselmo revela seu carinho por Nova Friburgo.

“A cidade de Nova Friburgo sempre foi meu canto preferido, onde tenho família, amigos de infância e me sinto muito bem. Naquele time, eu era conhecido como o homem da montanha”, detalha.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.