MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campeão em etapa de desafio internacional, surfista de Arraial quer 'ondas maiores'

Matheus Faria é professor de projeto social e herdou da família amor pelo surfe

Por Vinícius Pereira
21/11/22 - 14:47
Campeão em etapa de desafio internacional, surfista de Arraial quer 'ondas maiores' O mar é a grande paixão do atleta | Foto: Michael Menezes

Um surfista de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, tem se destacado em uma competição que exige muita força e coragem: 'Gigantes de Nazaré', que ganhou grande ascensão no surfe recentemente.

Matheus Faria, de 27 anos, carrega na bagagem nada menos do que o primeiro lugar no desafio 'Remada', conquistado durante a quarta etapa do evento, realizada, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.

O 'Gigantes de Nazaré' é um desafio internacional em ondas gigantes, criado em 2018. O evento principal ocorre em Portugal, ao norte de Lisboa.

Nazaré é uma vila portuguesa que recebe ondulações geradas pelas tempestades do oceano Atlântico. Sempre que o inverno europeu chega, aumenta a expectativa dos surfistas de várias partes do mundo, que seguem para o local na busca pela superação de seus recordes.

Em um bate-papo com o Portal Multiplix, Matheus contou que o amor pelas ondas vem de família.

“A paixão surgiu por meio dos meus tios, que são surfistas de Arraial. Sou sobrinho e neto de pescador, sempre tive contato com o mar. Há 20 anos, tenho esse esporte como paixão. O lugar que mais gosto de surfar é na Praia Brava”, contou.

Atleta foi campeão da 4ª etapa do 'Gigantes de Nazaré' no RJ Atleta foi campeão da 4ª etapa do 'Gigantes de Nazaré' no RJ | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em 2012, o atleta conquistou o 'Red Bull Tube Air', realizado em Fernando de Noronha e em 2019, o 'Big Waves', em Itacoatiara.

Em sua última vitória, no início deste mês, ele diz que se sentiu confiante, mesmo que tenha disputado a modalidade 'pranchinha nas ondas gigantes' pela segunda vez.

“Consegui me sair bem trazendo o título de campeão pra casa. Hoje estou focando nesses campeonatos 'big waves' [ondas grandes], porque não temos tantos representantes. Foi uma sensação única, porque eu nunca tinha vencido um campeonato dessa modalidade. Entrei em uma onda em que me senti muito à vontade", contou o atleta.

A disputa foi realizada no Pontão do Leblon, no canto direito da praia de Ipanema, em condições extremas e com ondas de quase três metros de altura. Na categoria 'remada', os surfistas precisam usar toda a sua força, porque não são utilizadas moto aquáticas para levá-los até a onda. É necessário coragem para enfrentar o desafio.

“Pretendo ir para Portugal, me aprofundar mais nessa categoria de ondas grandes e, quem sabe, bater o recorde de maior onda do mundo”, disse.

Projeto ‘Arraial Surf Storm’ oferece aulas de surfe gratuitas

Alunos aprendem a surfar nas praias de Arraial do Cabo Alunos aprendem a surfar nas praias de Arraial do Cabo | Foto: Jorge Porto

Atualmente, Matheus Faria é professor do projeto ‘Arraial Surf Storm’, oferecido de forma gratuita para jovens. O objetivo é incentivar a prática de exercícios desde a infância, buscando despertar novos talentos no esporte de praia.

Cerca de 70 meninos e meninas participam das atividades.

Todos os alunos estão muito motivados. Eles têm uma conexão muito forte com o mar e eu tento passar o máximo possível do que sinto pra eles. Daqui um tempo teremos muitos talentos revelados, com certeza.

Inscrições

A matrícula pode ser feita no Estádio Municipal Hermenegildo Barcellos (Barcellão), que fica na rua Benjamin Constant, na Praia dos Anjos. As vagas são para crianças e jovens a partir de sete anos de idade.

O interessado deve levar identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3×4. Vale lembrar que, caso a inscrição seja realizada para um menor de idade, todos os documentos citados anteriormente devem ser do responsável.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Governo, Eventos, Esporte e Lazer.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.