MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Armação dos Búzios recebe competição de vela a partir desta quarta-feira

Evento esportivo acontece na Praia dos Ossos e vai até o fim de semana

Por Rômullo Espíndola
04/04/23 - 15:14
Armação dos Búzios recebe competição de vela a partir desta quarta-feira Modalidade é a que mais rendeu medalhas olímpicas ao país | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

As águas de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, estão prontas para receber a Búzios Sailing Week, competição de vela que acontece a partir desta quarta-feira, dia 5.

De acordo com o governo municipal, o evento esportivo é uma realização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e conta com o apoio da prefeitura e do Iate Clube de Búzios.

A competição que, mais uma vez, acontece na Praia dos Ossos, será dividida em algumas categorias até o fim de semana. Vão participar no torneio as regatas das classes VPRS, BRA, RGS e Bico de Proa.

Segundo dados da organização do evento, ao todo, a vela brasileira possui 19 medalhas, sendo 8 de ouro, fazendo dessa modalidade a que mais rendeu medalhas olímpicas ao país.

Vento é combustível para o barco nesse esporteVento é combustível para o barco nesse esporte | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Ainda segundo os organizadores, comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul.

A CBVela representa oficialmente a vela esportiva do Brasil, nacional e internacionalmente, e é filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Outras informações do evento, como as regras e programação, podem ser obtidas aqui.

Conheça o esporte

O iatismo ou vela é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, com embarcações a vela impulsionadas pelo vento.

Os atletas devem completar um número específico de voltas no percurso determinado por boias em um tempo menor que seus adversários.

Atletas devem completar um número específico de voltas Atletas devem completar um número específico de voltas | Foto: Divulgação/CBVela

As competições são divididas em uma série de regatas e os atletas acumulam pontos de acordo com a sua colocação em cada uma delas.

O percurso é definido por dois barcos da organização que se posicionam em posições paralelas, formando uma linha imaginária, de onde é dada a largada de cada regata.

Em um esporte em que o vento é combustível para o barco, vence quem melhor se adaptar às condições climáticas e de navegação.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.