MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda porque não há neve em Nova Friburgo mesmo com temperaturas próximas de zero

Meteorologista e geógrafo falam sobre as condições climáticas necessárias para a ocorrência do fenômeno e explicam a diferença da neve para a geada, e o motivo da última ser comum

Por Bernardo Fonseca
30/07/21 - 16:39
Entenda porque não há neve em Nova Friburgo mesmo com temperaturas próximas de zero Embora temperaturas possam ficar negativas em Nova Friburgo, condições climáticas impedem a formação de neve | Foto: Banco de Imagem

A previsão do tempo dos últimos dias assustou muita gente, especialmente a que indicava possibilidade de neve no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Parque Nacional de Itatiaia. O fenômeno acabou não se concretizando, mesmo com temperaturas próximas ou abaixo de zero em muitas regiões fluminenses. Por outro lado, a geada se fez presente no parque e em algumas cidades, como Nova Friburgo, na serra.

Mas, afinal, qual é a diferença entre os dois fenômenos naturais e por qual motivo é tão difícil nevar no estado, mesmo em áreas que registram frio intenso?

Para descobrir as respostas, a reportagem do Portal Multiplix conversou com dois especialistas. O geógrafo e mestre em ciências ambientais e florestais, Douglas Leite, e a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal.

Para começar, é preciso entender que tanto a neve quanto a geada só ocorrem quando a temperatura está muito baixa, geralmente próxima a zero ou negativa. Contudo, a primeira depende que haja a combinação desse tempo frio com nuvens carregadas de umidade. “A neve é uma precipitação que congela em formato de flocos e cai até o solo nesse mesmo formato”, explica Douglas.

Geada ocorre quando o vapor d'água congela sobre uma superfícieGeada ocorre quando o vapor d'água congela sobre uma superfície | Foto: Banco de Imagem

Antes da geada, há o orvalho, quando a temperatura do ambiente não chega ao ponto de congelamento, mas é suficiente para condensar o vapor d’água sobre uma superfície. “Já a geada ocorre quando o orvalho na superfície da vegetação ou do solo congela no ápice do frio”, diz.

Além disso, a geada se forma em períodos, geralmente posteriores à passagem das frentes frias, quando o ar está mais seco. E há ainda um formato mais intenso, que pode acontecer quando há muito frio e umidade relativa do ar baixa. “Pode ocorrer o que se chama de geada negra, quando o caule das plantas congela, danificando totalmente a plantação, representando perda grande na agricultura”, ressalta Marlene Leal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nova Friburgo abaixo de zero: termômetro de rua marca 1ºC negativo nesta sexta, 30 de julho Nova Friburgo anuncia medidas para ajudar pessoas em situação de rua durante a onda de frio

A Região Serrana do Rio costuma ter dias muito frios no inverno, mas as temperaturas mais baixas só acontecem depois da passagem das frentes, que carregam a umidade e podem provocar chuva, mas chegam ao estado mais enfraquecidas do que quando passaram pelo Sul do país. Dessa forma, não há a combinação desse vapor d’água com ar frio suficiente para que haja congelamento e formação dos flocos de neve.

“Dificilmente a gente vai encontrar essas condições para formação de neve em Nova Friburgo, que seria uma massa de ar muito fria e carregada de vapor d’água encontrando-se em um ambiente com temperaturas próximas a zero grau”, afirma Douglas.

Áreas mais elevadas de Nova Friburgo costumam ter geadas e temperaturas negativas, mas sem neveÁreas mais elevadas de Nova Friburgo costumam ter geadas e temperaturas negativas, mas sem neve | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

“O que a gente está vendo agora é esse fenômeno acontecendo justamente em ambientes que têm essas condições, no Sul”, complementa.

Entretanto, com neve ou sem neve, a onda de frio que se estabeleceu em grande parte do país esta semana ainda permanece deixando o tempo seco e frio na serra fluminense, com possibilidade de geada neste sábado em Nova Friburgo, como alerta a meteorologista Marlene Leal, e temperaturas baixas pelos próximos dias. No geral, é preciso se preparar para noites, madrugadas e manhãs geladas, e tardes de sol que não esquentam muito.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.