MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Enem 2018: Governo libera consulta aos locais de realização do exame deste ano

Estudante pode pesquisar em qual local irá realizar a prova através da página do participante ou do aplicativo

Por Redação Multiplix
23/10/18 - 16:12
Enem 2018: Governo libera consulta aos locais de realização do exame deste ano Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro em todo o Brasil. | Foto: Divulgação/INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta semana, a consulta aos locais em que os estudantes deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro. No total, cerca de 5,5 milhões de estudantes deverão fazer a prova.

O cartão está disponível na Página do Participante, através do link enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo do exame, que pode ser baixado em smartphones pela App Store ou pelo Google Play. Para conferir o cartão, é preciso informar o CPF e a senha cadastrada.

Além do endereço, o documento traz a data e a hora da aplicação da prova, informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se foram solicitados. O candidato não é obrigado a apresentar o cartão no dia da prova, bastando levar um documento com foto. No entanto, o Inep destaca que o estudante precisa verificar com antecedência se as informações estão corretas e identificar o trajeto para o local indicado.

No primeiro dia, 4 de novembro, a prova aplicada contará com as seguintes disciplinas: linguagem, ciências humanas e redação. No segundo, o exame contará com ciências da natureza e matemática. As provas terão a duração de cinco horas e meia.

Horários

Por conta do horário de verão, que começa no dia 4 de novembro, o exame será aplicado em horas diferentes pelo País, mas sempre de acordo com a oficial de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h e a prova começa às 13h30 para quem for realizar o Enem no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Nos estados cujo horário não coincidir com o de Brasília, os candidatos devem fazer a conversão. Assim, pela hora local, estudantes de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, devem chegar até, no máximo às 12h.  No Amazonas, em Rondônia e Roraima, os portões serão fechados às 11h. No Acre, só será possível entrar até as 10h, também no horário local. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800616161 ou pelo Fale Conosco, no site do Enem. 

Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Seu resultado serve para acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como em algumas universidades no exterior.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.