MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encontro do MercoSerra apresenta ideias e iniciativas para Teresópolis, Friburgo e Petrópolis

Próxima reunião vai ser realizada em assembleia geral com os prefeitos dos três municípios

Por Isadora Jaron
05/03/21 - 11:57
Encontro do MercoSerra apresenta ideias e iniciativas para Teresópolis, Friburgo e Petrópolis Encontro aconteceu em Teresópolis e reuniu representantes das prefeituras | Foto: Divulgação

Em reunião estratégica do eixo econômico do MercoSerra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial), entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, de Teresópolis, Lucas Guimarães apresentou os resultados obtidos até o momento pelo ‘Pra Cima Terê’, Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos, e as ações em execução nos primeiros 100 dias da pasta.

A reunião aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT).

“Também apresentamos a proposta do prefeito Vinicius Claussen de criarmos uma Governança Econômica da Região Serrana, a fim de formular e executar proposições que aproveitem o potencial dos três municípios e tragam benefícios diretos para a população, atraindo investimentos e gerando empregos”, relatou Lucas Guimarães.

O MercoSerra visa criar mecanismos de divulgação que auxiliem na compra e venda de produtos fabricados (e serviços) por empresas da Região, além de promover encontros e convenções de negócios.

“O Mercoserra tem a missão de fortalecer a integração e a economia dos municípios que compõem a área de atuação da Agência: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, dando maior visibilidade ao turismo e às vocações econômicas da Serra Verde Imperial de forma a fomentar o desenvolvimento econômico regional”, explicou Silvia Guedon, secretária executiva da instituição.

Ainda no mês de março, outra reunião vai ser realizada durante uma assembleia geral com os prefeitos de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo para estruturação da governança, que iniciará já com três propostas.

“Sugerimos que seja realizada uma rodada de negócios entre fornecedores e compradores da Região Serrana, fomentando as cadeias produtivas. Também desenvolveremos o Guia de Investimentos na região, ao exemplo do Guia do Investidor de Teresópolis, para divulgar as leis de incentivo que as empresas já instaladas, e aquelas que estão decidindo pelo investimento nas cidades, poderão vir a ter acesso”, completou Lucas Guimarães.

Já o secretário de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão de Nova Friburgo, Hugo Leonardo de Carvalho, reforçou a importância da construção de políticas públicas que desburocratizem o investimento privado.

“Essa iniciativa fortalece a economia, gera empregos e auxilia o aumento da arrecadação municipal, o que retorna para a população em serviços de mais qualidade”, disse Hugo.

Também foi proposta que seja criada uma linha de ônibus direta entre Nova Friburgo e Petrópolis, o que poderá ser feito pela coordenação dos horários de ônibus que chegam e partem de Teresópolis.

Também presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Luiz da Silva Soares, destacou as vocações econômicas dos municípios. Não só no turismo, que passa por uma fase de adaptação neste período de pandemia de Covid-19, mas também na agricultura, salientando que “o maior volume dos produtos fornecidos à Ceasa são provenientes dos municípios que formam o MercoSerra”, destacou.

Felipe Coelho, presidente da ACIAT e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis, assinalou a importância do associativismo e do relacionamento entre as entidades dos setores econômicos e do poder público para alcançar resultados positivos de forma mais eficiente, a exemplo do que acontece hoje no gabinete gestor do Programa ‘Pra Cima Terê’.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.