MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Encceja tem inscrições abertas até este fim de semana; veja como serão as provas

Objetivo é avaliar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade apropriada

Por Vinícius Pereira
01/06/22 - 10:27
Encceja tem inscrições abertas até este fim de semana; veja como serão as provas Provas acontecem no dia 28 de agosto | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os moradores das cidades das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade apropriada podem se inscrever até o próximo sábado, dia 4 de junho, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022.

O exame voluntário será no dia 28 de agosto e serve para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

A prova será aplicada gratuitamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e corresponde à edição de 2021, que foi adiada em função da pandemia de Covid-19.

Inscrições

Podem participar todos os jovens que tenham na data de realização do exame, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio.

Para fazer a inscrição, o candidato pode acessar este link no portal do Encceja.

Como são as provas?

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, todas de múltipla escolha. A prova também terá uma redação de até 30 linhas.

O modelo tem como base o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as questões são aplicadas no mesmo dia, pela manhã e à tarde.

As matérias das provas serão:

Ensino fundamental:

  • Ciências naturais
  • Matemática
  • Língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
  • História e geografia

No ensino médio:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação
  • Ciências humanas e suas tecnologias

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.