Teresópolis terá transporte público gratuito no dia das eleições; entenda o funcionamento
Na cidade, a isenção de tarifa será oferecida das 6h às 20h de domingo, 6
Os eleitores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, não pagarão passagem de ônibus no próximo domingo, 6.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Prefeitura de Teresópolis anunciou a suspensão da cobrança de tarifa nas linhas urbanas e rurais mantidas pelas viações Dedo de Deus e 1º de Março durante o pleito eleitoral.
Segundo o governo municipal, o serviço vai ser oferecido com a escala compatível com a dos dias úteis, e a gratuidade ficará disponível no período das 6h às 20h.
Para consultar o horário das linhas, basta acessar o aplicativo MobiTerê, disponível para download na Play Store ou App Store.
Toda a população poderá se beneficiar da isenção de tarifa durante o pleito. Em nota, as empresas orientam os passageiros a embarcar normalmente pela porta da frente e passar pela roleta sem a necessidade de apresentar nenhum documento.
Além disso, as viações explicam que toda frota de 94 ônibus de Teresópolis estará nas ruas, e a operação contará com o apoio de equipes operacionais e o acompanhamento em tempo real do Centro de Controle de Operação na garagem:
Em média, as viações Dedo de Deus e 1º de Março operam com 1.230 viagens nos dias úteis mas, devido a eleição e a gratuidade total na maior parte do dia, as empresas vão monitorar um possível crescimento da demanda de embarques, já que, pela primeira vez, a cidade terá gratuidade no transporte nas eleições e não possui histórico anterior do movimento sem cobrança de tarifa.
De acordo com o município, a isenção de tarifa tem como objetivo "garantir que todo o eleitorado participe do pleito, independentemente de condição econômica ou localização momentânea".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!