MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parceria entre TRE-RJ e Detran-RJ vai permitir que mais de 2,4 milhões de eleitores tenham biometria validada no dia da votação

Eleitores com digitais coletadas pelo Detran serão identificados por biometria nas seções eleitorais

Por Rômullo Espíndola
Com informações do TRE-RJ
23/09/24 - 11:44
Parceria entre TRE-RJ e Detran-RJ vai permitir que mais de 2,4 milhões de eleitores tenham biometria validada no dia da votação Eleitores que validarem suas digitais ficarão dispensados de comparecer ao cartório eleitoral para coletarem os dados biométricos | Foto: Divulgação/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) pretende validar, nestas eleições, no momento do exercício do voto, mais de 2,4 milhões de registros biométricos de eleitores recebidos do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ).

A medida será possível por meio de uma parceria de cooperação entre os dois órgãos.

Segundo o TRE-RJ, a inclusão das informações biométricas importadas do Detran-RJ no cadastro eleitoral poderá representar um aumento de até 27,61% no número de eleitores fluminenses com biometria.

Com a parceria, os eleitores que validarem suas digitais ficarão dispensados de comparecer ao cartório eleitoral para coletarem os dados biométricos junto à Justiça Eleitoral.

Segundo dados do TRE-RJ, já há registro biométrico de 8.818.920 eleitores, o que corresponde a 67,66% do eleitorado total do estado, equivalente a 13.033.929 pessoas. Atualmente, 4.215.009 eleitores ainda não registraram suas digitais.

Para o presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos Figueira, idealizador da campanha 'VemPraBiometria', que buscou aumentar o número de registros, a incorporação dos dados biométricos do Detran-RJ reforça o cuidado da Justiça Eleitoral fluminense com a segurança do processo:

Com a validação, o TRE-RJ dará um grande salto na proporção do eleitorado com biometria e poderá superar a casa dos 80%. A verificação das digitais afasta a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar e aumenta a segurança de todos os atores envolvidos no processo eleitoral.

A iniciativa faz parte de um projeto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a Importação de Biometrias de Órgãos Externos (BioEx), que prevê o aproveitamento de dados biométricos de eleitores disponíveis nas bases de órgãos públicos.

O compartilhamento de dados está previsto em resolução do TSE e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como vai funcionar

No domingo da votação, 6 de outubro, os mesários consultarão os cadernos de votação, onde constarão junto aos dados para identificação dos eleitores o aviso "Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral".

A habilitação desses eleitores acontecerá de forma idêntica à realizada com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral. O procedimento poderá ser repetido até quatro vezes, nos casos de biometria não reconhecida.

Todos os 92 municípios fluminenses terão identificação híbrida no pleito municipal. Isto é, eleitores poderão votar após a identificação por meio do documento oficial com foto e das digitais, ou apenas com o documento.

O eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não será impedido de votar nas Eleições Municipais de 2024, assim como em todos os pleitos anteriores a partir de 2008, quando a coleta passou a ser realizada.

Quem tem dúvida se já possui a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral pode consultar no site do TSE a coleta de sua biometria, verificando se já foi realizada, no campo 'Consultar Situação Eleitoral'.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.