MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabe a diferença entre zona e seção? TSE lança glossário para explicar termos do processo eleitoral

Dicionário digital tem mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral

Por Redação Multiplix
10/08/22 - 16:07
Você sabe a diferença entre zona e seção? TSE lança glossário para explicar termos eleitorais Eleitores podem tirar dúvidas sobre as expressões contidas no título eleitoral | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Você sabe a diferença entre zona e seção? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um dicionário disponível na internet para explicar esses e outros termos usados no processo eleitoral.

O Glossário Eleitoral esclarece, de maneira simples, mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral.

Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que traçam um panorama do desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro, com os aperfeiçoamentos feitos pelos Poderes constituídos ao longo do tempo.

As expressões estão distribuídas em ordem alfabética para facilitar a consulta. Para acessar o glossário digital do TSE, clique aqui.

 Glossário tem mais de 300 expressões Glossário tem mais de 300 expressões | Foto: Reprodução/Site do TSE

E respondendo a pergunta acima, o glossário explica:

Zona eleitoral é a região geograficamente delimitada dentro de um estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena as eleitoras e os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um município, ou por parte dele. Normalmente, segue a divisão de comarcas da Justiça estadual.

Já a seção eleitoral é o local onde serão recepcionados as eleitoras e os eleitores que exercerão o direito de voto. Nela funcionará a mesa receptora, composta por mesárias e mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Na seção eleitoral ficará instalada a urna eletrônica, equipamento no qual serão registrados os votos.

Lembrando que o primeiro turno do pleito acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 2. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

A votação começará às 8h e terminará às 17h.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.