MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Universidades da Região Serrana disponibilizam aulas online e ao vivo para os alunos

Modelo diferente do ensino a distância é adotado pelas instituições para reduzir impactos ao período letivo dos estudantes

Por Redação Multiplix
26/03/20 - 10:14
Universidades da Região Serrana disponibilizam aulas online e ao vivo para os alunos Instituições de Nova Friburgo e Teresópolis criaram plataformas para os alunos acessarem os conteúdos | Foto: Banco de Imagem

Diante da pandemia do novo coronavírus, escolas e universidades suspenderam as aulas para evitar aglomeração de pessoas e a ploriferação da infecção. E por conta do adiamento das aulas, instituições de ensino estão adotando medidas diferentes para que os alunos continuem estudando, como as aulas online e ao vivo.

Para minimizar os impactos no calendário acadêmico, a universidade Estácio de Sá, com presença em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, está oferecendo uma plataforma digital para seus 300 mil alunos da modalidade presencial das unidades do Rio de Janeiro, que abrangem a Região Serrana. As aulas são com os mesmos professores que ministram as disciplinas na universidade.

“As aulas são transmitidas ao vivo pela internet, com interação, chat, discussões e dúvidas, e ficarão gravadas para quem não pôde acompanhar. Nosso foco é garantir a continuidade acadêmica, facilitando a vida do aluno presencial na adaptação para o novo modelo, e também a saúde e o bem-estar dos alunos, professores e colaboradores”, explicou o vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio, Adriano Pistore.

Professor Gustavo Montez, coordenador do curso de farmácia da Estácio, em Petrópolis, durante aula online e ao vivoProfessor Gustavo Montez, coordenador do curso de farmácia da Estácio, em Petrópolis, durante aula online e ao vivo | Foto: Divulgação/Universidade Estácio de Sá

Ainda de acordo com Adriano, a oferta é diferente do portfólio EaD, com as aulas ministradas pelos mesmos professores e nos horários normais da universidade. A estimativa da instituição é de 15 mil aulas por semana.

“Criamos um hotsite para que os alunos acompanhem as notícias sobre o retorno das aulas ou sobre a prorrogação desse período, atividades acadêmicas com conteúdo online, além de disponibilizar em nossos canais informações sobre utilidade pública, como, por exemplo, dicas para estudar online, de saúde e de educação financeira”, destacou Adriano.

Em Teresópolis, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), vai substituir as aulas por atividades online a partir da próxima terça-feira, 31, com conteúdos teórico-cognitivos das disciplinas e componentes curriculares dos cursos presenciais.

“A medida vai de encontro com a portaria 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação (MEC). Ela dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus”, explicou a nota da instituição enviada ao Portal Multiplix.

Ainda de acordo com o Unifeso, o corpo docente está trabalhando para produzir e lançar novas plataformas virtuais para que os alunos acessem os conteúdos de quase 600 componentes curriculares.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.