MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Última chamada: inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira

Valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser pago até a próxima quarta-feira, dia 21

Por Redação Multiplix
15/06/23 - 10:22
Última chamada: inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira Exame será realizado no mês de novembro | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Atenção estudantes: as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira, dia 16.

Aqueles que desejam participar do exame, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, devem se inscrever através da Página do Participante.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento precisa ser efetuado até a próxima quarta-feira, dia 21.

O edital contendo o cronograma e as diretrizes para o Enem 2023 foi divulgado no início deste mês.

Além de fornecer informações sobre as datas e horários da prova, o documento especifica os documentos necessários e as responsabilidades do participante, incluindo os casos em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) também estabelece os critérios para a correção das provas e os procedimentos a serem seguidos por pessoas que necessitam de atendimento especial durante o exame.

Os gabaritos das questões objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Inep.

Já os resultados individuais serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, no mesmo site.

Cronograma do Sisu, Prouni e Fies

Para quem está pensando em ingressar na faculdade existem várias possibilidades que terão inscrições abertas nos próximos dias, são elas:

Sisu

O período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa na próxima segunda-feira, 19, e segue até a quinta-feira, 22.

O resultado sai ainda neste mês, na terça-feira, 27.

Vale lembrar que todos os estudantes que participaram do Enem, do ano passado, podem participar, desde que não tenham tirado nota zero na redação.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As inscrições começam na terça-feira, 27, e terminam no dia 30 de junho.

Para se inscrever é preciso que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Enem, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e não tenha tirado zero na redação.

No caso de o participante ter feito as duas últimas edições do Enem, será considerado aquele com a melhor média de notas.

O aluno deve ter cursado o ensino médio de forma parcial ou integral, em escola da rede pública ou ter sido bolsista em instituição privada.

O resultado do Prouni será divulgado em duas chamadas: a primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

Fies

Para aqueles que querem se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), a inscrição acontece entre os dias 4 e 7 de julho e o resultado será divulgado no dia 11 de julho.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa.

Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem, a partir da edição de 2010, ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.