Transporte escolar municipal: saiba quais são os critérios para utilizar o serviço oferecido em Cabo Frio
Aluno precisa morar em área rural ou em local não atendido pelo transporte público
25/01/23 - 15:34

Pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, já podem fazer o cadastro para utilização do transporte escolar.
Alguns critérios são necessários para ter o serviço, que é gratuito.
Segundo a resolução divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, o aluno deve morar em área rural ou em localidade não atendida pelo transporte público.
O interessado precisa estudar em escola à distância igual ou superior a 1,5 km, desde que a unidade escolar municipal seja a mais próxima de sua residência, ou que tenha sido indicada pelo município, em decorrência do excesso de demanda na escola mais próxima.
Atualmente, o transporte escolar atende mais de três mil alunos só no distrito de Tamoios.
Ainda de acordo com o documento, a permissão será válida apenas para o ano letivo vigente. É necessário a renovação do pedido anualmente, seguindo o calendário divulgado pela Secretaria de Educação.
A resolução reforça ainda que para continuar utilizando o benefício no decorrer do ano letivo, o estudante deve ter usado, pelo menos, 50% do período mensal do transporte. Caso a regra não seja cumprida, o benefício será automaticamente cancelado.
O cadastro pode ser feito diretamente nas unidades escolares onde os alunos estão matriculados.
Documentos necessários
RG ou certidão de nascimento do aluno
RG e CPF do responsável (se menor de idade)
Comprovante de residência atual e/ou declaração de próprio punho, em nome do responsável e/ou declaração de residência emitida pelo proprietário do imóvel
Após a aprovação é emitido pela Secretaria de Educação o 'Cartão do Estudante' para ser apresentado no momento do embarque no ônibus.
Em caso de dúvidas ou para ler a resolução na íntegra, acesse este link.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.