MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Redes de ensino de Nova Friburgo e Teresópolis divulgam datas para renovação e novas matrículas; confira

Pais e/ou responsáveis devem estar atento aos prazos e ter a documentação necessária em dia

Por Kessia Coutinho
09/10/23 - 14:48
Redes de ensino de Nova Friburgo e Teresópolis divulgam datas para renovação e novas matrículas Períodos de renovação e novas matrículas para 2024 foram divulgados em Friburgo e Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Falta pouco para o fim do ano letivo de 2023, por isso, as escolas de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, estão abrindo os processos de renovação e novas matrículas para o próximo ano.

Teresópolis

A pré-matrícula é feita de forma online para alunos novos de pré-escolar (pré-I e pré-II) e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental para o ano letivo de 2024 em Teresópolis.

A pré-inscrição é destinada a alunos de escolas privadas e estaduais e também a estudantes de outros municípios. Ela deverá ser feita por meio da internet até o próximo dia 31 de outubro.

Para preencher o formulário de cadastro, é preciso ter em mãos o número do RG e CPF do responsável ou do representante legal, comprovante de residência em nome do responsável, nome completo do estudante e qual ano escolar irá cursar em 2024.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que para concluir a pré-matrícula não será necessário anexar os documentos, apenas preencher os dados solicitados. Além disso, deverão ser selecionadas três opções de unidades de ensino de preferência para a pré-matrícula.

Entretanto, as opções de escolas assinaladas no ato da pré-inscrição não garantem a vaga em alguma das unidades escolhidas, uma vez que a distribuição das vagas e alocação dos alunos está condicionada à verificação do endereço do aluno e da existência de vagas nas unidades próximas à residência.

Os resultados serão divulgados no site oficial da prefeitura.

Os alunos já matriculados na rede municipal de ensino não precisam fazer esta inscrição. O período para pré-matrícula para berçário, maternal e jardim nas creches municipais ainda será agendado e divulgado.

Nova Friburgo

Foi publicado no Diário Oficial da última semana, o edital que estabelece procedimentos relativos a pré-matrícula para os estudantes nas unidades escolares da rede de ensino de Friburgo para o ano letivo de 2024.

O prazo para realizar a pré-matrícula começa na segunda-feira, dia 13 de novembro, às 10h, e segue até o dia 21, às 17h. Os candidatos devem se inscrever através do site da prefeitura, para educação infantil (creche e pré-escola) e ensino fundamental (regular e educação de jovens e adultos).

No ato do cadastro, o responsável e/ou candidato, quando maior de 18 anos, deverá indicar de duas a três opções de unidade escolar. A prefeitura lembra que a alocação do candidato poderá ocorrer em qualquer uma das unidades escolares e no turno indicado por ele no cadastro de pré-matrícula, desde que haja vaga imediata.

Conforme o edital, a Secretaria Municipal de Educação poderá alocar o candidato nas unidades escolares disponíveis próximas àquelas sinalizadas como preferenciais pelo responsável legal e/ou candidato maior de 18 anos no cadastro de pré-matrícula, a fim de garantir o direito à educação do candidato à vaga, respeitando a classificação da fila de espera e os critérios prioritários estabelecidos na portaria.

Cronograma da pré-matrícula

No dia 24 de novembro, será divulgado o nome dos alocados remanescentes de 2023 pelo site e de forma presencial nas unidades escolares. Já entre os dias 27 e 29, a efetivação da matrícula da 1ª alocação diretamente nas escolas.

A divulgação dos segundos alocados remanescentes de 2023 será no dia 5 de dezembro. A efetivação da matrícula, de forma presencial, vai ocorrer nos dias 6, 7 e 8 do mesmo mês.

A pré-matrícula (educação infantil, ensino fundamental e EJA) online para novos cadastros deve ser feita através do site ou nas unidades escolares acontecerá entre os dias 11 e 14 de dezembro.

No dia 15 de dezembro, acontecerá a terceira alocação e nos dias 18,19, e 20 a efetivação das mesmas.

Já entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2024 será reaberto o cadastro para a educação infantil, ensino fundamental e EJA, também de forma online e nas unidades escolares. No dia 16 acontece a quarta alocação.

Entre os dias 5 e 9 de julho de 2024 será aberta a matrícula da educação de jovens e adultos para o segundo semestre de 2024.

Renovação, transposição e transferência interna

Também foi divulgado as normas e os procedimentos para renovação, transposição e transferência interna de matrícula para a permanência nas unidades escolares no ano de 2024 dos estudantes que cursaram o ano letivo de 2023.

Cronograma

Dias 16, 17, 18 e 19 de outubro acontece a renovação de matrícula nas unidades escolares (educação infantil e ensino fundamental regular) e o levantamento pela direção da escola dos estudantes que desejam transferência interna.

Entre o dia 23 e 25 deste mês, haverá o lançamento dos dados dos estudantes no e-cidade para transposição. O resultado será publicado no dia 27. Entre os dias 30 e 31 de outubro, e, 1º de novembro, a efetivação da matrícula dos alocados por transposição diretamente nas unidades escolares de destino.

No dia 6 de novembro, será realizado um levantamento de vagas disponíveis para transferência interna. O período de mudança ocorrerá diretamente nas escolas entre os dias 7, 8 e 9.

Nos dias 4 e 5 de dezembro, deve ser feita a renovação de matrícula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 1º semestre de 2024.

A renovação de matrícula da Educação de Jovens e Adultos para o 2º semestre de 2024 acontece entre 1º e 3 de julho de 2024.

Para outras informações sobre o processo em Nova Friburgo, basta acessar o Diário Oficial.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.