MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Programa ‘Acelera Cultura’ abre inscrições para cursos gratuitos em Nova Friburgo

Iniciativa de capacitação empreendedora é voltada para artistas e agentes culturais

Por Nai Frossard
10/02/23 - 10:37
Programa ‘Acelera Cultura’ abre inscrições para cursos gratuitos em Nova Friburgo Thiago Mello: Isec quer fortalecimento da economia da cultura na cidade | Foto: Divulgação/Isec

A Secretaria Municipal de Políticas Culturais da Prefeitura de Nova Friburgo e o Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) abriram inscrições para os cursos de capacitação e consultorias de elaboração de projetos e planos de negócios no programa 'Acelera Cultura'.

As atividades estão divididas em três conteúdos e formatos: Curso de Elaboração de Projetos (online e presencial), Plano de Negócios (presencial) e Mutirão de Enquadramento de Projetos (presencial).

As aulas presenciais acontecem na Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, que fica na rua Farinha Filho, nº 50, no Centro.

Para o secretário Executivo do Isec e coordenador do Acelera Cultura, Thiago Mello, o programa foi pensado para a qualificação da produção cultural e fortalecimento da economia da cultura na cidade:

É preciso fortalecer as competências executivas para a captação e gestão dos recursos, de forma a proporcionar a remuneração devida aos profissionais do setor e, também, fortalecer toda a cadeia da cultura pela compra de materiais e contratação de serviços, por exemplo.

Ele afirmou também que o objetivo maior é que todos os participantes do programa possam enquadrar e inscrever seus projetos em editais em qualquer cidade.

Elaborando um projeto

O Curso de Elaboração de Projetos apresentará conteúdo de técnicas de redação, planejamento estratégico e elaboração de contratos de projetos para editais e captação de recursos.

As aulas presenciais já aconteceram em janeiro e início de fevereiro, mas, no modo online, as inscrições e estudos serão realizados de forma contínua.

Como fazer um plano de negócios

O curso de Plano de Negócios vai ensinar como elaborar uma descrição do negócio, como fazer uma análise estratégica de mercado e um plano de marketing e venda.

Além disso, vai abordar a descrição de gestão e organização, a descrição de produtos e serviços, o plano operacional e a projeção e necessidades financeiras desenvolvidas.

A próxima turma para este curso está programada entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

Mentoria

Já o Mutirão de Inscrições de Projetos será uma mentoria em grupo, para enquadramento de projetos culturais em editais públicos e privados de cultura.

Vão acontecer mentorias para dois grupos, com o atendimento nas datas de 27 de fevereiro a dois de março, e de 13 a 16 de março.

Nessa atividade, os participantes serão orientados quanto às documentações necessárias para que os projetos estejam aptos a captar recursos e que viabilizem atividades culturais em Friburgo.

As atividades fazem parte do plano de trabalho do Instituto Serrano de Economia Criativa e Secretaria Municipal de Políticas Culturais para impulsionar as atividades dos grupos e agentes de cultura da cidade.

A ideia é qualificar as atividades executivas e incrementar o potencial de captação de recursos por estes agentes e realizadores.

E, com isso, aumentar a oferta de atrações e realizações culturais em Nova Friburgo.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do Isec.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.