MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Primeiro vestibular para cursos da Uerj, em Cabo Frio, será realizado em dezembro

São 140 vagas para medicina, geografia e ciências ambientais. O novo campus era um sonho antigo da população

Por Déborah Carvalho
27/06/22 - 09:21
Primeiro vestibular para cursos da Uerj, em Cabo Frio, será realizado em dezembro Prédio que vai abrigar os três cursos de graduação fica ao lado do Hospital Universitário | Foto: Divulgação/Uerj

O primeiro vestibular para os cursos de medicina, geografia e ciências ambientais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para o Campus Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, lançado neste mês, já tem data para acontecer. As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro e contarão com 60 questões objetivas e redação.

Inicialmente, serão oferecidas 140 vagas: 40 para medicina, 50 para geografia e 50 para ciências ambientais. Segundo o cronograma da Uerj, as aulas devem começar no primeiro semestre do ano letivo de 2023.

Apesar da confirmação da data do vestibular, ainda não há previsão para o início das inscrições para o processo seletivo.

O prédio que vai abrigar os três cursos de graduação fica ao lado do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), no bairro Jardim Flamboyant, na região central da cidade. A unidade hospitalar será espaço de formação para os alunos de medicina. Os acadêmicos poderão fazer a residência no hospital que é administrado pela Uerj.

O novo Campus inaugurado neste mês era um sonho antigo da população.

De acordo com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, a universidade pública era uma necessidade não apenas de Cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos:

Isso é um sonho que vem sendo acalentado há décadas. Quando eu era jovem, tive que sair da cidade para fazer o curso de economia em Niterói, e muitos continuam saindo. Agora teremos o selo Uerj aqui, que vai garantir formação extraordinária para nossa juventude. E a prefeitura continuará sendo parceira, para facilitar tudo que for possível.

Desafios

O diretor do Instituto de Geografia (Igeog) da Uerj, Ulisses Fernandes, explica que não foi simples elaborar a proposta da graduação em ciências ambientais, um curso que ainda não existia na Universidade. “A ideia inicial era turismo, mas sugerimos essa outra carreira, que consideramos mais adequada à demanda local. Tivemos que construir tudo do zero em um tempo curto. E chegamos a um caminho multidisciplinar que envolve mais sete unidades”.

Segundo Fernandes, além do Igeog, atuarão em conjunto os Institutos de Matemática e Estatística (IME), Química (IQ) e Física (IFADT); as Faculdades de Engenharia (FEN), Oceanografia (Faoc) e Geologia (FGEL); e a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi).

Já para o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Mario Fritsch, as maiores preocupações no momento são as questões burocráticas. “Dependemos ainda da liberação do espaço físico e de concursos para professores e técnicos administrativos”, pontua.

O imóvel onde vai funcionar o novo campus pertence à Ferlagos, uma instituição particular de ensino, e está sob processo judicial de desapropriação.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.