Pré-matrículas para novos alunos da EJA estão abertas no estado para este segundo semestre
Ao todo, são mais de 75 mil vagas oferecidas, inclusive para Cabo Frio e Nova Friburgo
Começou o período de inscrições para os alunos que desejarem cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as cidades da área de cobertura do Portal Multiplix, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Nova Friburgo, na Região Serrana, têm vagas nas escolas estaduais neste segundo semestre.
Ao todo, são 75.066 vagas oferecidas no estado.
De acordo com os números da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), Cabo Frio irá oferecer 812 vagas, enquanto Nova Friburgo ofertará 516 oportunidades de matrícula.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site Matrícula Fácil.
A Seeduc-RJ avalia essa como uma oportunidade especial para quem não conseguiu concluir os estudos e busca mais chances no mercado de trabalho.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, disse que a escola é o portal da transformação e ressaltou a importância desse programa educacional:
Esse modelo promove o desenvolvimento em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Na EJA, cada módulo tem a duração de seis meses, com um total de quatro módulos (dois anos). Dessa forma, o estudante consegue alcançar o certificado no tempo menor exigido no estudo convencional.
Para se matricular na EJA presencial, o candidato deve ter pelo menos 15 anos de idade para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e 18 para o ensino médio. Assim, a modalidade é destinada àqueles que não tiveram a chance de frequentar a escola na idade certa, possibilitando que retomem seus estudos.
A inscrição é feita, exclusivamente, de forma online. O candidato ou responsável poderá escolher a unidade escolar que deseja, e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade.
Após a conclusão da pré-matrícula, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no email informado. Ele, então, deverá comparecer à unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula ou perderá a reserva.
Na segunda etapa, será necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se possuir). Os documentos devem ser originais. O candidato também deverá levar o histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual está habilitado.
Caso o aluno seja menor de idade, o responsável precisará apresentar originais e cópias da identidade e CPF. O comprovante de residência com o mesmo endereço informado na pré-matrícula será exigido em todos os casos, também informou a Seeduc-RJ.
A pasta ainda reforçou que o candidato ou responsável que não tenha algum dos documentos relacionados acima deverá preencher o Termo de Responsabilidade fornecido pelo colégio.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!