MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Polo da Uerj em Nova Friburgo está com edital aberto para cursos de mestrado e doutorado

Processos são para os cursos de Modelagem Computacional e Ciência e Tecnologia de Materiais; veja como se inscrever

Por Kessia Coutinho
09/10/23 - 16:35
Polo da Uerj em Nova Friburgo está com edital aberto para cursos de mestrado e doutorado Cursos vão ser realizados de forma presencial no polo de Nova Friburgo no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Os processos seletivos dos cursos de mestrado e doutorado em Modelagem Computacional e mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais estão abertos para o Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Para quem deseja ingressar na área de Modelagem Computacional, as inscrições seguem até o próximo dia 20 de outubro, para o início das aulas presenciais no primeiro semestre de 2024.

Estão disponíveis 15 vagas para o mestrado e outras 15 para o doutorado.

O Programa de pós-graduação em Modelagem Computacional (PPGMC), do campus de Friburgo, começou em agosto de 1995, nos níveis de mestrado e doutorado.

As linhas de pesquisa do PPGMC são:

  • Matemática Aplicada e Computação Científica

  • Termofluidodinâmica, Meios Porosos e Transporte de Partículas

  • Dinâmica, Acústica, Vibrações e Materiais

Essas linhas de pesquisa caracterizam um enfoque onde a interdisciplinaridade é incentivada e a modelagem computacional permite o desenvolvimento de pesquisas ao englobar diversas visões de problemas de engenharia, física, química, biologia, materiais, matemática e computação, entre outras.

Segundo a universidade, os cursos de mestrado e doutorado do PPGMC do IPRJ/Uerj foram avaliados com o conceito 6 nos últimos quatro anos pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - sendo que a maior nota atribuída é 7, e os cursos interdisciplinares mais bem avaliados têm nota 6.

Além disso, os participantes recebem bolsas das agências de fomento brasileiras como do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Capes e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), inclusive do programa Bolsa Nota 10 da Faperj (com valores diferenciados para as bolsas de estudos).

O edital completo e formulário de inscrição estão disponíveis no site do Instituto Politécnico.

Já para quem quer realizar o mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais, as inscrições devem ser realizadas também até o dia 20.

O Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (PPG-CTM) tem como objetivo a formação de recursos humanos, com título de mestrado, que permita viabilizar a modernização e a sustentabilidade da região Centro Norte Fluminense, com a inserção da pesquisa científica e tecnológica na região, voltada para as suas necessidades.

O curso teve início efetivo em março de 2007 com duas áreas de concentração e cinco linhas de pesquisa:

Área de concentração materiais não metálicos:

Essa área de concentração engloba todos os tipos de materiais, exceto os metálicos. É uma área muito abrangente e os temas, nela contidos, como: petróleo; polímeros; materiais conjugados; polímeros biodegradáveis; reprocessamento; reciclagem e reutilização de materiais são de grande relevância estratégica e econômica para o país.

Na proposta do PG-CTM as linhas de pesquisa incluídas nesta área de concentração são:

  • Polímeros aplicações

  • Materiais conjugados

  • Materiais cerâmicos

Área de concentração física e mecânica dos materiais:

Essa área de concentração envolve métodos de determinação das propriedades dos materiais, ou seja, envolve toda a caracterização dos materiais e o desenvolvimento e aprimoramento das metodologias utilizadas nestas técnicas, assim como o monitoramento dos materiais.

A proposta PPG-CTM apresenta associada a essa área de concentração as seguintes linhas de pesquisa:

  • Caracterização por técnicas de Raios-X

  • Propriedades Ópticas, Térmicas e Mecânicas

  • Metalurgia Física

O edital completo do curso e formulário de inscrição também estão disponíveis no site do Instituto Politécnico.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.