MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pandemia causa efeitos ruins na Educação Básica, segundo dados do último censo escolar

Alta taxa de aprovação de alunos nos últimos dois anos contradiz resultado de teste aplicado pelo MEC; 54% não tinham habilidades básicas de leitura

Por Natalia Amorim
24/05/22 - 14:00
Pandemia causa efeitos ruins na Educação Básica, segundo dados do último censo escolar Educação é um dos setores que mais sofreram durante a pandemia | Foto: Banco de imagem

Um dos setores que mais sofreram impactos no período de pandemia, sem dúvidas, foi o da Educação. As salas de aula foram substituídas pela tela do computador e as consequências foram: evasão escolar e defasagem no aprendizado, segundo revelam os dados do último censo escolar, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Na Educação Básica, o impacto no número de matrículas foi grande. Em 2021, foram contabilizadas 46,7 milhões de matrícula nas 178,4 mil escolas de Educação Básica no Brasil, cerca de 627 mil matrículas a menos em comparação com o ano de 2020. Uma redução de 1,3%.

As matrículas em creches também caíram. Um total de 9%, de 2019 a 2021. Atualmente, 3,4 milhões de crianças estão matriculadas em unidades de todo o país, contrariando o que diz o Plano Nacional de Educação, que prevê um atendimento para cerca de 5 milhões de alunos.

Na Pré-Escola, houve uma queda nas matrículas de quase 10%. Em 2020, 93,5% dos alunos com 5 anos estavam matriculados. Já em 2021, esse percentual caiu para 83,9%. Uma diferença de quase 300 mil estudantes a menos nas salas de aula.

Para o Ensino Médio, o cenário se transforma, em partes. Foram registradas 7,77 milhões de matrículas em 2021, o que representa um acréscimo de 2,9% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, houve uma elevação abrupta na taxa de aprovados entre 2019 e 2020.

A medida foi influenciada no planejamento curricular das escolas frente à pandemia de Covid-19 e está alinhada às recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas de Educação (Unicef).

A decisão foi adotada para que os objetivos de aprendizagem fossem efetivamente cumpridos e, de certa forma, fossem minimizadas a retenção e o abandono escolar. Mas a decisão não parece ter alcançado o êxito esperado, já que resultados específicos divulgados pelo Ministério da Educação não são nada satisfatórios em relação ao aprendizado de matemática e português nos estudantes da Educação Básica das redes públicas e particular.

Os mais de 3,2 milhões de alunos de ensino médio que fizeram o teste acertaram apenas 27% das questões de matemática sobre habilidades básicas, como cálculos simples com números decimais, e metade das questões básicas de língua portuguesa, como as que tratam de interpretação.

E os resultados da avaliação do impacto da pandemia em matemática e língua portuguesa no ensino fundamental foram muito ruins: 71% dos estudantes que chegaram ao terceiro ano não desenvolveram conhecimentos para fazer contas básicas de matemática; metade dos alunos chegou ao quinto ano com essa deficiência; 54% não tinham habilidades básicas de leitura, como reconhecer os personagens de uma história.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.