MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O Enem está chegando! Professora revela como se preparar e qual pode ser o tema da redação

Confira dicas para estudar mesmo com a proximidade do exame e quais assuntos podem cair nas provas objetivas

Por Matheus Oliveira
17/11/21 - 10:21
Professora revela como se preparar para o Enem e qual pode ser o tema da redação Provas do Enem deste ano estão previstas para serem aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro | Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil)

O Enem 2021 está chegando e tem deixado muitos estudantes ansiosos. Mas às vésperas do exame, será que ainda dá tempo de estudar e colocar o conteúdo em dia? E qual pode ser o tema da redação desta edição? Quais temas da atualidade podem cair nas provas objetivas?

Para responder essas perguntas, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a professora de cursos de pré-vestibular em Nova Friburgo, Andrea Machado.

Ela afirma que ainda dá para estudar, mesmo que sem a profundidade de quem já está se preparando desde o começo do ano letivo.

“É claro que é preciso ter consciência de que não é possível rever os conteúdos com a mesma profundidade de quem está estudando desde o início do ano. Por isso, a dica é montar um plano de estudos, se concentrar nas disciplinas que você tem mais dificuldade e fazer as provas anteriores”, declara Andrea.

É preciso estar antenado no que acontece

A professora revela que na prova objetiva alguns temas da atualidade podem estar presentes.

“Podemos citar a reorganização do trabalho por conta da pandemia, as queimadas na Amazônia, os movimentos sociais e protestos em Cuba, no Chile e na Colômbia. Além disso, a volta do Talibã ao poder no Afeganistão e os 20 anos do atentado do 11 de setembro são outros temas que podem cair no Enem ”, avalia a educadora.

Tema da redação

Sobre a redação, Andrea destacou que discussões importantes que ocorreram no decorrer deste ano, podem ser o tema proposto pela organização.

“Todo ano, muitas são as apostas para acertar o tema de redação, alguns palpites são a pobreza menstrual, a importância da educação financeira no cenário brasileiro, o cuidado com a saúde mental e a evasão escolar”, conclui.

Sobre o Enem

O Enem 2021 vai ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro deste ano. A primeira prova, no dia 21, contará com 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

Já a segunda parte do exame, que ocorrerá no dia 28, terá outras 90 questões objetivas, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas terão cinco horas de duração.

De acordo com o Inep, 3,1 milhões de inscritos devem fazer o Enem 2021, sendo que cerca de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital. Os itens das duas versões de avaliação serão idênticos.

No começo de novembro, a banca organizadora liberou o cartão de confirmação. No documento, constam informações como número de inscrição, data, local, horário das provas e opção por atendimento especializado. O documento não é obrigatório, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os estudantes levem o cartão nos dias de aplicação do exame.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.