MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, 7

Vagas na modalidade a distância estão sendo ofertadas. Veja como se inscrever

Por Redação Multiplix
07/07/20 - 11:40
Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira, 7 Prazo para as inscrições vai até o dia 10 de julho | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já podem fazer as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Pela primeira vez, estão sendo ofertadas vagas na modalidade a distância. O cadastro poderá ser feito até sexta-feira, 10.

Estão sendo oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. Os estudantes que fizeram o Enem 2019 e não zeraram a redação podem se inscrever na modalidade EaD. Os participantes que fizeram as provas como treineiros, não podem participar da seleção.

Para se inscrever, é necessário entrar no site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”. São duas opções de cursos e o estudante deverá escolher, por prioridade, na mesma instituição ou então em universidades diferentes. Para isso, deverá clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. As vagas podem ser escolhidas por meio do nome do município, instituição ou curso. Para continuar, basta apertar em “Escolher este curso”.

O estudante também deverá indicar se a participação no Sisu será pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou através das políticas afirmativas das instituições.

Os alunos de escola pública que selecionarem as vagas reservadas para as universidade e institutos federais vão ser divididos em grupo e subgrupo, de acordo com a sua raça e renda familiar. Nesta etapa, é preciso clicar em “Escolher esta modalidade” para poder continuar no processo de inscrição.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada acontecerá no dia 14 de julho. Quem não for escolhido em nenhuma das duas opções, deverá se manifestar caso queira participar da lista de espera que pode ser feita de 14 a 21 de julho, também na página do Sisu na internet.

Após isso, o candidato deverá acompanhar as convocações, sempre observando os prazos e documentos necessários para matrícula e registro acadêmico.

Critérios de classificação

O Sisu possui critérios para a classificação dos candidatos, de acordo com o edital, e vai de maior nota na redação, maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, seguido pela maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias, depois pela maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, por fim, maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.