MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Escola Firjan Sesi em Friburgo tem 120 vagas gratuitas para ensino médio com o curso técnico do Senai

Oportunidades são para alunos do 9º ano do ensino fundamental, com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo

Por Kessia Coutinho
17/10/23 - 11:55
Escola Firjan Sesi em Friburgo tem 120 vagas gratuitas para ensino médio com o curso técnico do Senai Escola Sesi funciona no bairro Vila Amélia em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Estão abertas as inscrições para um processo seletivo com 120 vagas gratuitas para o novo ensino médio 2024 (voltado aos alunos que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental neste ano).

A iniciativa é promovida pela Escola Firjan Sesi (Serviço Social da Indústria), com formação técnica em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Firjan Senai).

Os cursos oferecidos são de mecatrônica, desenvolvimento de sistemas e vestuário.

Os alunos complementam a formação optando por dois tipos de área de conhecimento em cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas para desenvolvimento científico ou com foco na criatividade, a partir da arte contemporânea.

Também serão realizadas oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.

As inscrições vão até o próximo domingo, 22, e a aplicação das provas será no dia 2 de dezembro, com 50 questões de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para Pessoas com Deficiência (PcD): física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista.

O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024.

Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao regulamento do Sesi.

Na inscrição, o(a) candidato(a) deve preencher o formulário com os dados solicitados e anexar os documentos a baixo:

  • Carteira de Identidade (frente e verso);

  • CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);

  • Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, precisa apresentar a comprovação documental;

  • Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição);

  • Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – anexo I). Alguns candidatos são dispensados dessa obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;

  • Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.

O edital completo para consulta e a inscrição estão no site da Escola Firjan Sesi.

Outras informações também podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.