Doutor em Educação realiza palestra sobre o Brasil Contemporâneo, em Nova Friburgo

Encontro acontece nesta quarta-feira, na sede da OAB do município

Por Luisa Machado
17/09/19 - 11:15
Doutor em Educação realiza palestra sobre o Brasil Contemporâneo, em Nova Friburgo Palestra será oferecida pela OAB Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, recebe a visita do Doutor Zacarias Gama, professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O assunto principal: a situação geopolítica enfrentada pelo Brasil em 2019.

Durante a conversa, o Dr vai estabelecer, com o público, relações entre fatos de grande abordagem, no país e também no mundo, como, por exemplo, a reação de países estrangeiros às queimadas no território da Amazônia e a aproximação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América.

Zacarias Gama é formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa.

É professor da Uerj e membro do corpo docente do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana(PPFH). Além disso, atualmente é subchefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) e membro do comitê gestor do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ.

Tem publicações de livros como autor e coautor e de diversos textos em periódicos e em anais de congressos. A especialização do Doutor é na área de educação, com foco em avaliação, políticas públicas, educação superior, formação de professores e avaliação de sistemas institucionais.

Perguntado sobre a importância da conscientização do povo brasileiro sobre o papel do país na política e economia atual, o professor adianta parte do assunto que será abordado na palestra e dá uma explicação particular sobre o que é ser consciente.

“Ser consciente é ser livre, isto é, capaz de pensar e agir por si próprio como sujeito protagonista da História. Não basta apenas ser consciente das coisas. A consciência, como já disse Nietzsche, é um momento do pensamento, e como tal não determina a ação. A importância que dou a um ser consciente que age, transforma-se e transforma a realidade é grande. Este ser consciente, na minha acepção, acompanha a política nacional e o seu desenvolvimento econômico. Sabe, por exemplo, que estamos num momento de transição entre um Estado Democrático de Direitos e um Estado mínimo, restritivo de direitos e produtor de déficits de democracia. Ser consciente neste momento é optar e agir com clareza para conduzir a sociedade para o melhor para ela.”

O encontro acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Friburgo, que fica na praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, nesta quarta-feira, com início previsto para às 18h30.