Atenção estudantes: prazo para inscrições do Enem 2024 termina na próxima sexta-feira
Com a prorrogação, o governo federal quer ampliar a participação dos candidatos no exame
As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam no dia 14 de junho, próxima sexta-feira. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo uma semana.
Desta forma, os candidatos devem ficar atentos, porque outras datas que seguiam o cronograma também mudaram.
Os candidatos que ainda precisam pedir atendimento especializado e tratamento por nome social podem fazer as solicitações também até sexta, dia 14.
O pagamento da taxa de inscrição encerra no dia 19 de junho, quarta-feira. E a aplicação da prova será realizada nos dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades do Brasil.
Segundo o Ministério da Educação, esta medida visa aumentar a participação dos jovens no Enem, inclusive os estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes desde abril.
Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição.
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar da senha pode refazê-la no site.
A isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição do Enem 2024 foi realizada. O Ministério lembra que é necessário se inscrever para participar.
A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 para candidatos que não estão isentos. O pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes. A prova se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni).
O resultado também serve para acesso de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!