Araruama abre inscrições para curso gratuito de Libras nesta quarta; veja como participar
Curso semipresencial vai contar com três módulos, do básico ao avançado
26/07/23 - 09:30

A Prefeitura de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, por meio da Secretaria de Educação, vai abrir nesta quarta-feira, 26, as inscrições para o curso gratuito de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com a administração municipal, o curso contará com três módulos, que vão do básico ao avançado. As aulas terão início no dia 16 de agosto e serão ministradas na modalidade semipresencial.
Ainda de acordo com a prefeitura, serão disponibilizadas 150 vagas para a formação de três turmas, uma para o turno da manhã, outra para o turno da tarde e outra para o turno da noite.
Ao todo, serão destinadas 70 vagas para professores da rede municipal de ensino, 35 vagas para a população no geral, 15 vagas para pessoas surdas ou representantes legais de pessoas surdas, 15 vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas e 15 vagas para pessoas com deficiência.
Os interessados poderão se inscrever por meio deste formulário, que foi disponibilizado pelo governo municipal.
As inscrições terminam no dia 4 de agosto.
Linguagens de sinais
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais.
É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
Existem várias línguas de sinais pelo mundo | Foto: Banco de Imagens
A língua de sinais é também conhecida como língua gestual. A mesma utiliza-se de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua de sons ou oral.
Assim como existem várias línguas faladas no mundo, também existem várias línguas de sinais pelo mundo. Cada país tem a sua própria língua de sinais, tal como temos nossa própria língua falada.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.