MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alunos da EJA de Friburgo poderão fazer a renovação da matrícula em dezembro; conheça o projeto

Idade mínima para interessados em participar da Educação de Jovens e Adultos é de 15 anos

Por Nai Frossard
26/10/22 - 14:07
Alunos da EJA de Friburgo  poderão fazer a renovação da matrícula em dezembro EJA tem cerca de 400 alunos em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A renovação de matrícula para o próximo ano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Nova Friburgo, na Região Serrana, poderá ser feita nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Já as novas matrículas, deverão ser realizadas através de uma inscrição, que pode ser feita através de um cadastro online, entre os dias 14 e 18 de dezembro.

A EJA atende 400 alunos no município. O número de vagas é disponibilizado de acordo com a quantidade de renovação das matrículas.

O calendário pode ser conferido no Diário Oficial Eletrônico, na portaria assinada pela Secretaria Municipal de Educação.

A idade mínima para matrícula e frequência em turmas de EJA do Ensino Fundamental é de 15 anos completos até o primeiro dia letivo do semestre em curso.

Jovens, adultos e idosos são alfabetizados através desse sistemaJovens, adultos e idosos são alfabetizados através desse sistema | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A EJA atende jovens, adultos e idosos. Segundo informações do projeto, muitos acabam buscando esse sistema de educação porque funciona, em sua maior parte, no período noturno, e permite conciliar o horário de trabalho e de estudo.

Sobre a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se divide em dois segmentos e cada segmento tem algumas fases. Funciona em dois semestres, cada um com 100 dias.

O estudante, em um ano, realiza duas fases, ou seja, duas séries, conseguindo concluir os estudos em três anos.

A coordenadora e professora da EJA, Edmea Thurler Raymundo, destaca que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino direcionada a pessoas que não tiveram ou não puderam ter acesso à escolaridade.

Além de ser uma política educacional, a EJA é, principalmente, uma política social.

Eja dá condições para que os alunos tenham melhores oportunidades de trabalho Eja dá condições para que os alunos tenham melhores oportunidades de trabalho | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Edmea afirma ainda que o projeto educacional dá condições para que os alunos tenham melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida, contribuindo, assim para a formação social e humana.

Pensar nesse aluno é desenvolver atividades na diversidade, sendo necessário pensar e reconhecê-los como sujeitos pertencentes a uma história marcada por renúncias e esperas, com experiências e conhecimentos acumulados, além de reflexões sobre si mesmo e o mundo.

Desde a Constituição Federal de 1988, a legislação prevê o direito à educação para toda a população, inclusive para aquelas pessoas que não tiveram acesso à escola em idade apropriada, na infância ou na adolescência.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.