MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Stam Metalúrgica celebra 50 anos e recebe homenagem da Firjan Centro-Norte

A tradicional fabricante de fechaduras e cadeados do Brasil é exemplo de empreendedorismo em território nacional

Por Redação Multiplix
03/03/21 - 15:10
Stam Metalúrgica celebra 50 anos e recebe homenagem da Firjan Centro-Norte Diretoria da Stam recebeu homenagem da Firjan por seus 50 anos | Foto: Carlos Eduardo da Silva Mattos/Firjan

A líder nacional no segmente de cadeados e fechaduras e importante vetor de desenvolvimento do setor metalmecânico no território fluminense, a Stam Metalúrgica recebeu homenagem da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, em celebração pelos seus 50 anos de atividades.

A entrega de uma placa comemorativa foi realizada na última segunda-feira, dia 1º de março, pela presidente do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Norte, Márcia Carestiato Sancho e pelo conselheiro emérito Dalton Carestiato, que representou o presidente da federação, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Márcia destacou a participação da Stam na história friburguense e na representatividade do polo industrial do Centro-norte: “Este é o reconhecimento pelos serviços de uma empresa tão forte e importante para a nossa região. A Stam gera muitos empregos, contribui para o desenvolvimento social e econômico e leva o nome de Nova Friburgo para todo o país, enriquecendo e valorizando o conjunto de empresas que estão instaladas no interior do Rio de Janeiro”, afirmou a empresária.

Com meio século de atividades, a Stam é comandada por Helena Herdy Faria, que ocupa a posição de presidente desde a morte do marido e fundador da marca, Francisco Faria. Ela divide a administração com Rogério Faria, filho do casal e atual vice-presidente e diretor industrial.

Para Dalton Carestiato, que também ocupa o cargo de vice-presidente da Firjan CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), a Stam é um orgulho para Nova Friburgo: “A cidade se desenvolveu ao redor da Stam. Muitos operários tiraram daqui seu sustento e puderam criar suas famílias, desenhando novas histórias ao longo desses anos. Quantos milhões não foram destinados ao desenvolvimento da cidade, estado e país através dos impostos. Há um brilhantismo em torno do empreendedorismo da família Faria que conseguiu criar um enorme legado que muito nos orgulha como friburguenses”, destacou.

A empresa conta com 1.400 colaboradores, grande parte oriunda dos cursos técnicos e profissionalizantes da Firjan SENAI. São 130 mil peças produzidas diariamente em um dos mais modernos parques industriais da América Latina, com 40 mil m² de área construída. São cerca de 4 mil itens no portifólio de produtos entre peças, cadeados, fechaduras, puxadores, dobradiças, entre outros.

“A Stam entende que investir em tecnologia, inovação e na capacitação da mão de obra é o melhor caminho para se manter competitiva. Isso faz dela líder de mercado, com presença na América Latina e contribui para que o setor metalmecânico da nossa região seja um dos mais importantes e desenvolvidos do Rio de Janeiro, beneficiando toda a cadeia produtiva”, explicou Mauro Alvim, presidente do Sindmetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Nova Friburgo).

Segundo a própria empresa, a expectativa para o ano de 2021 é que a Stam mantenha os níveis de crescimento obtidos em 2020, de 39,8% em relação ao ano anterior, apesar da pandemia da Covid-19.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.