MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Estado de Turismo retoma cadastro para a Carteira Nacional do Artesão

Registro pode ser feito virtualmente e visa continuar o atendimento, mesmo durante a pandemia

Por Redação Multiplix
06/08/20 - 15:54
Secretaria de Estado de Turismo retoma cadastro para a Carteira Nacional do Artesão Cadastramento não está mais sendo feito presencialmente, durante a pandemia | Foto: Divulgação/Sedetur

O governo federal e a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) estão realizando o cadastro online para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, muitos serviços presenciais tiveram que ser suspensos. Para continuar com o atendimento e visando a saúde, os órgãos decidiram retomar as atividades virtualmente.

O secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, disse que a medida é uma forma de prosseguir com o trabalho que já estava sendo realizado nas cidades fluminenses.

“O artesanato é uma importante atividade para o desenvolvimento econômico e para o turismo. Quando a quarentena acabar o setor turístico precisará de todos os componentes funcionando a pleno vapor. O cadastro online permitirá que os artesãos emitam o documento de identificação e assim, o Programa de Artesanato poderá seguir no auxílio para o avanço da atividade artesanal fluminense”, disse Otavio.

São duas etapas para a inscrição. A primeira é o pré-cadastro no sie do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), seguido pela curadoria técnica pelo Programa de Artesanato Estadual.

Confira como concluir o cadastro:

  • Acesse o Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br);
  • Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro;
  • Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal;
  • Depois da autenticação do login no gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB;
  • Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário;
  • Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as próximas instruções;
  • Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”;
  • Depois de ter a solicitação aprovada, chegou a hora do teste de habilidade, que também será online. Basta que o profissional entre em contato pelo WhastApp do Programa de Artesanato do Estado do RJ: (21) 99489-4395.

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.