MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Retomada da economia: cresce o número de empresas abertas em Cabo Frio

Novos empreendimentos vão gerar mais de 200 novos empregos diretos até o fim do ano

Por Redação Multiplix
22/09/21 - 10:06
Retomada da economia: cresce o número de empresas abertas em Cabo Frio Polo de desenvolvimento será instalado em uma área no loteamento Colinas do Peró I | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A economia de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, começa a dar sinais de reação. Segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda, entre janeiro e agosto deste ano, o município registrou um aumento de 64% no número de novas empresas abertas, em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos oito primeiros meses de 2021, houve 1.095 novas inscrições municipais, contra 665 na comparação a 2020. Em relação a 2019, ainda no período anterior à pandemia, o aumento chega a 71%. De janeiro a agosto daquele ano, 637 empresas abriram as portas no município.

Para este ano, a expectativa é de ampliação do mercado de trabalho. Até dezembro, a cidade vai ganhar três novos empreendimentos e gerar mais de 200 novos empregos diretos. As lojas da Magazine Luiza e Pernambucanas, assim como o novo hotel da rede do Sesc, o Serviço Social do Comércio, serão inaugurados na região central da cidade.

“O Magazine Luiza vai gerar em torno de 80 vagas de emprego, a Pernambucanas, cerca de 40, e o novo hotel Sesc, com 50. A expectativa com a vinda dessas empresas é muito boa, pois abre a possibilidade de gerar trabalho, emprego e renda, além de atrair consumidores dos municípios vizinhos, o que vai movimentar e aquecer o comércio local como um todo”, afirma o secretário municipal de Governo, Davi Souza.

"Essa é uma excelente notícia para o município, que está em franca retomada, mesmo ainda em meio à pandemia. A abertura de mais empresas é um indicador de que o ambiente de negócios em Cabo Frio está propício neste momento", afirma a secretária de Fazenda, Daniella Mendes.

Também entre os microempreendedores individuais, as atividades ganharam impulso. De janeiro a agosto de 2021 foram registrados 664 novos MEIs na cidade, enquanto no mesmo período de 2020 esse número foi de 577. O resultado representa um acréscimo de 15% em comparação ao ano passado.

Já em relação aos oito primeiros meses do ano retrasado, ainda sem o impacto da Covid-19, o aumento foi de 4%. De janeiro a agosto de 2019, 634 MEIs foram registrados em Cabo Frio, ainda de acordo com a prefeitura.

Criação de um polo

A prefeitura informou que também trabalha na implementação do Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio, que vai abrigar empresas de variados segmentos, nos ramos comercial, industrial e de serviços, em uma área inicial de 28 mil metros quadrados no loteamento Colinas do Peró I, no Grande Jardim Esperança.

“Nesta primeira etapa, o polo terá a capacidade para receber 19 empresas de médio e grande porte. Este é um importante projeto que vai ajudar a alavancar a economia da nossa cidade. Além disso, em novembro, vamos promover um Fórum de Geração de Emprego e Renda para definir estratégias para esta área. Cabo Frio está estendendo o tapete vermelho para quem quer gerar emprego em nossa cidade”, completa Davi Souza.

Capacitação profissional

Além da geração de postos de trabalho, o novo hotel do Sesc também vai promover ações de qualificação profissional. De acordo com o secretário de Governo de Cabo Frio, o empreendimento será inaugurado no dia 4 de outubro.

“A unidade hoteleira já vai atuar no próximo verão, e depois passará por uma grande reforma. Após a reforma, vai retornar com cursos de capacitação e muitos outros projetos voltados para os trabalhadores. Este é um empreendimento que vai movimentar o setor de turismo e também terá opções de entretenimento para a população. Cabo Frio ganha muito com a chegada do Sesc na cidade “, enfatiza o secretário.

Planejamento para a alta temporada

O município também trabalha no planejamento do verão 2021/2022. Segundo Davi Souza, a expectativa para a estação é muito boa, mas os cuidados com a pandemia devem ser reforçados.

“Temos grande expectativa no verão e estamos terminando o planejamento em conjunto com a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A Secretaria Municipal de Saúde está envolvida em todas as ações de planejamento da alta temporada, pois os cuidados e protocolos de prevenção e combate à Covid-19 terão prioridade. Logo divulgaremos como será a organização do município para receber os visitantes na alta temporada”, finaliza o secretário.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.