Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prova objetiva do segundo Concurso Público Nacional Unificado ocorre neste domingo

Rio de Janeiro tem 108.838 inscritos; 11 cidades recebem os exames no estado

Por Alice Wandrofski
Com informações do MGI
03/10/25 - 11:54
Prova objetiva do segundo Concurso Público Nacional Unificado ocorre neste domingo Candidatos ainda farão prova discursiva em dezembro | Foto: Banco de Imagem

A prova objetiva do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) ocorre neste domingo, 5, por todo o Brasil.

No estado do Rio de Janeiro, são 108.838 inscritos, o que representa 14,37% do total, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Na área de cobertura do Portal Multiplix, Cabo Frio, na Região dos Lagos, é a única cidade que receberá a avaliação do chamado Enem dos concursos.

Porém, em território fluminense, a prova também poderá ser feita em outros dez municípios: Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

Para conferir o local exato, o candidato deve acessar o cartão de confirmação, pelo site da Fundação Getúlio Vargas, clicando aqui.

Os horários para realização do exame serão diferentes para as vagas de nível superior e intermediário. Confira:

  • nível superior: das 13h às 18h
  • nível intermediário: das 13h às 16h30

Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do início das provas.

De acordo com o MGI, o CPNU 2 representa uma oportunidade de ingresso em cargos federais com lotação no Rio de Janeiro. Há uma oferta de vagas específicas para o estado do Rio em diversos órgãos, incluindo Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministérios e fundações.

Há oportunidades ainda para atuação em órgãos como Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Biblioteca Nacional.

Além da fase objetiva, os candidatos terão que passar pela prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.

Informações sobre a prova

  • Embora não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam que o cartão seja impresso e levado no dia da prova, a fim de facilitar a organização e a localização dos locais de aplicação.

  • Leve caneta esferográfica de tinta azul ou preta (corpo transparente) e o documento oficial de identificação com foto.

  • Documentos digitais são aceitos apenas quando apresentados nos aplicativos oficiais com login Gov.br, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.

  • A permanência mínima em sala é obrigatória: duas horas após o início, para quem sair sem o caderno de questões. Somente na última hora da prova, será permitido sair levando o caderno.

  • É proibido portar aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets, etc.), óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e objetos não previstos em edital. Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual.

  • É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.

Para mais informações, basta acessar o site oficial.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.