MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Procon-RJ lança manual contra fraudes em compras virtuais

Autarquia também preparou lista com 230 sites não recomendados

Por Redação Multiplix
18/05/21 - 15:36
Procon-RJ lança manual contra fraudes em compras virtuais Manual do Procon busca evitar que consumidor caia em golpes virtuais | Foto: Divulgação/Procon

Com o objetivo de evitar que o consumidor seja vítima de estelionatários, o Procon Estadual do Rio de Janeiro preparou um manual de prevenção e combate às fraudes virtuais.

O material contém orientações para realizar compras pela internet de forma segura e dicas para não cair em fraudes virtuais, além de alertar sobre os novos golpes praticados, como o que utiliza o Pix, o sequestro do WhatsApp e os praticados em plataformas de vendas.

“Acreditamos que a melhor forma de combater esse tipo de crime é a informação. As chances de o consumidor bem informado ser vítima desse tipo de fraude é muito menor. O manual será uma ferramenta que o internauta poderá sempre consultar antes de efetuar alguma compra pela internet ou outro tipo de operação virtual”, observa o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Além do manual contra fraudes virtuais, a autarquia preparou uma lista com 230 sites não recomendados, que será constantemente atualizada.

Para um site ser incluído na lista, os servidores do Procon-RJ analisam diversos fatores.

Por exemplo: se a empresa entrega os produtos e serviços comprados e se responde as reclamações do consumidor e as notificações enviadas pela autarquia; se o estabelecimento possui cadastro ativo na Receita Federal e está apto a emitir nota fiscal; se o site disponibiliza informações de contato e dados da empresa e como se relaciona com os clientes que efetuam reclamações.

A lista completa pode ser acessada pelo link.

Cuidados ao efetuar compras de forma online

Segundo o Procon, para verificar sempre se o site é seguro, é preciso desconfiar de ofertas muito vantajosas e muita atenção ao realizar compras por aplicativos de mensagens ou redes sociais. Confira sempre se o endereço no navegador é o oficial da empresa e se no site existem informações de contato do fornecedor. Se for comprar em uma loja virtual desconhecida, verifique antes o que os consumidores estão comentando sobre ela, por exemplo nas redes sociais.

Golpes

Ao passar informações pessoais pela internet ou telefone, o Procon recomenda que o consumidor só informe para quem você realmente conhece.

Se alguma empresa ou instituição financeira entrar em contato pedindo seus dados, desconfie e entre em contato com o SAC para confirmar se a ligação realmente era da empresa.

Ao efetuar cadastro do Pix ou auxílio emergencial, por exemplo, só utilize os sites ou aplicativos oficiais. Muitas fraudes são cometidas por meio de e-mail e links enviados, por isso muito cuidado. Atenção ao passar códigos recebidos por SMS, pois é assim que golpistas clonam o WhatsApp.

O manual de prevenção às fraudes virtuais pode ser acessado neste link.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.