Presidente Temer sanciona lei que libera saque do fundo do PIS/Pasep para todas as idades

Beneficiários com menos de 60 anos terão até o dia 28 de setembro para retirar o benefício

Por Matheus Oliveira
18/06/18 - 14:02
Presidente Temer sanciona lei que libera saque do fundo do PIS/Pasep para todas as idades  Presidente Temer sanciona lei que libera saque do fundo do PIS/Pasep para todas as idades. | Amanda Tinoco

O presidente Michel Temer sancionou no último dia 13 de junho, uma lei que estende até o dia 28 de setembro o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep para pessoas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. A idade mínima para o saque era de 70 anos, mas já vigorava uma medida provisória que diminuiu essa exigência para 60 anos.

O Governo calcula que 16 milhões de pessoas com menos de 60 poderão retirar um total de R$ 16 bilhões no fundo do PIS/Pasep. Depois do dia 28 de setembro, volta a valer a idade mínima de 60 anos para a retirada. De acordo com o governo, 25 milhões de pessoas poderão obter o benefício com a medida e a expectativa é injetar R$ 34,3 bilhões na economia.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, o calendário dos saques acontecerá pela ordem de idade, com os mais velhos tendo prioridade. Quem tem conta na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil receberá o pagamento automaticamente. Os clientes de outros bancos poderão realizar a transferência gratuitamente.

"As contas do PIS/Pasep estão sem movimentação há 30 anos, só com a correção, e que tinham condições de saque muito restritivas", afirmou o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gleisson Rubin. O saque do PIS/Pasep é diferente do abono salarial pago pelo governo a quem recebe até dois salários mínimos.

A consulta pode ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800-726-0207. O banco também oferece o aplicativo Caixa Trabalhador como opção.