MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Preço das passagens aéreas está nas alturas

Brasil registra alta de até 62% no valor das passagens entre janeiro e março

Por Natalia Amorim
18/04/22 - 09:17
Preço das passagens aéreas está nas alturas Busca por promoções de passagens aéreas pode ser uma alternativa para quem está com o orçamento apertado | Foto: Banco de imagem

De acordo com um levantamento feito pela Kayak e Decolar, empresas especializadas em busca de viagens, o preço médio das passagens aéreas no Brasil subiu até 62%, no período entre janeiro e março deste ano. O aumento está relacionado, principalmente, à alta no preço do barril de petróleo, causado pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

As maiores companhias de aviação comercial afirmam que o preço das passagens é dinâmico e está pressionado principalmente pela alta do QAV (querosene de aviação), que segue a cotação internacional do petróleo. No início do mês, a Petrobras anunciou um aumento de 18% no QAV, o que deve elevar ainda mais o preço da passagem.

As empresas registraram, neste primeiro trimestre, um aumento de pelo menos 500% nas buscas pelos principais destinos domésticos e internacionais.

Todos os anos o casal viaja à uma localidade diferenteTodos os anos o casal viaja à uma localidade diferente | Foto: Cláudio Wesley/Arquivo pessoal

O friburguense Cláudio Wesley faz parte deste levantamento. Há seis meses, ele planeja uma viagem internacional para comemorar os 28 anos de casado com a esposa Simone Aguiar. O desejo do casal era passear em terras portuguesas, mas como as pesquisas nos sites de busca mostraram pacotes de viagens com preços acima do orçamento familiar, a alternativa foi modificar a rota.

“Optamos por passar uma semana na Argentina, conhecer Buenos Aires e outros atrativos turísticos que o país tem. Um dos benefícios que também pesou é a valorização do real. A outra viagem que faremos este ano será em solo brasileiro. Temos muitas belezas naturais a serem conhecidas ainda, até mesmo na nossa própria cidade”, destacou.

Proprietária de uma agência de turismo em Nova Friburgo, na Região Serrana, Miriam Costa orienta que embora o preço das passagens aéreas tenha subido, o consumidor deve ficar atento às promoções relâmpagos, que podem ser uma alternativa para quem depende da ponte aérea para negócios ou para aqueles que não abrem mão dela para os momentos de lazer.

“Recentemente tive o caso de um cliente que tinha encontrado passagens internacionais para o destino desejado por R$ 8 mil. Em menos de um mês, encontramos as mesmas passagens por R$ 6 mil. Uma grande economia”.

Ela ainda desmistifica que a compra de passagens internacionais é mais vantajosa do que as nacionais.

“Comparar desta maneira não é fazer uma comparação real, pois a inclusão da hospedagem no exterior pode não oferecer ao turista tudo o que uma hospedagem ofereceria para o turista em território nacional. Além do tempo de permanência, que pode ser menor em outro país do que no Brasil. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora da análise”.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.