MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Olho vivo! Procon dá dicas aos consumidores para as compras da Black Friday

Celulares, televisores e eletrônicos estão na lista dos produtos mais procurados

Por Redação Multiplix
23/11/23 - 13:09
Olho vivo! Procon dá dicas aos consumidores para as compras da Black Friday Lojas de Friburgo oferecem promoções na Black Friday | Foto: Rogério Dias

Aproveitar uma super promoção e comprar o produto que tanto deseja, com descontos que podem chegar a até 70%, é o desejo de todo consumidor.

Por isso, a Black Friday é o período mais aguardado do ano, não só no Brasil, mas também em vários países do mundo.

A ação promocional é realizada, tradicionalmente, na última sexta-feira de novembro, embora grande parte do comércio já ofereça ofertas durante o mês.

Em meados de outubro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro, iniciou um monitoramento dos produtos mais buscados na Black Friday para observar a flutuação de preços e identificar possível 'maquiagem' de valores, isto é, quando o fornecedor aumenta o preço do produto dias antes e na data estipulada para as promoções retorna ao valor original, dando ao consumidor, a falsa impressão que aquele desconto foi realmente aplicado.

Mais de 700 produtos foram pesquisados nos principais sites.

Televisores, celulares, geladeiras, fritadeiras elétricas, assistentes de voz e vídeo games, foram alguns dos produtos verificados desde outubro e, após análise desses dados, os agentes já identificaram descontos de até 45% em um assistente de voz e 34% em uma Airfryer, com baixas respectivas de R$ 330,90 e R$ 210,00.

Porém, alguns produtos sofreram aumento na última semana da pesquisa, como foram os casos de uma TV de 43" e de um assistente de voz, que tiveram aumentos de 98% e 71%, respectivamente, em um mesmo site.

O monitoramento completo pode ser acessado através deste link.

Itens mais procurados

Uma ferramenta de compras online fez uma lista com os produtos mais procurados pelos consumidores nesta Black Friday. Confira abaixo os cinco primeiros:

  • 1 - Celulares
  • 2 - Televisores
  • 3 - Eletrodomésticos (aparelhos de ar-condicionado estão entre os mais desejados)
  • 4 - Informática
  • 5 - Roupas

Cuidados na hora de ir às compras

É preciso ficar atento na hora de comprar, já que, neste período, é comum se deparar com a aplicação de golpes, atraso na entrega (para compras online), produtos com defeitos, entre outros. Por isso, o Procon do Rio de Janeiro destacou algumas dicas consideradas importantes para uma boa compra. Confira:

  • O consumidor deve ter em mente os produtos que deseja adquirir na Black Friday e acompanhar seu preço antes do evento, para que confirme se a promoção indicada é real ou, até mesmo, utilizar ferramentas disponíveis em sites de comparação;

  • Evite comprar por impulso, analise se o valor do produto (mesmo parcelado) se adapta ao seu orçamento mensal;

  • Atenção ao prazo de entrega. Embora o Código de Defesa do Consumidor não determine um prazo máximo para a entrega de mercadorias, a lei estabelece o direito à informação. A loja virtual é obrigada a informar a previsão de entrega do produto;

  • O consumidor poderá desistir da compra feita fora do estabelecimento comercial no prazo de sete dias a partir da data da compra ou da data do recebimento do produto. Trata-se do Direito de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor;

  • O estabelecimento comercial poderá estabelecer valores diferentes para as diversas formas de pagamento, porém, não poderá estabelecer valor mínimo para pagamento dependendo do meio de pagamento. Ou seja, não poderá haver pagamento mínimo para pagamento em cartão, por exemplo;

  • O não fornecimento de nota fiscal é crime contra a ordem tributária, uma prática de sonegação fiscal. Se o vendedor se recusar a emitir e entregar a nota fiscal, o consumidor poderá relatar no canal de denúncia oficial da Sefaz-RJ;

  • Não existe limite para o valor do frete. As empresas devem informar o valor do frete previamente à compra, o CDC garante ao consumidor o direito à informação adequada e clara.

  • O fornecedor não tem obrigação de trocar o produto, se não apresentar vício ou defeito. Por isso, é importante conhecer as políticas de troca do estabelecimento. Algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos em perfeitas condições. Caso o produto apresente algum problema, entre em contato com o fornecedor, que deve realizar o reparo em até 30 dias. Se o produto for essencial, esse prazo não se aplica, o consumidor pode optar imediatamente pela troca do produto por um novo, o abatimento proporcional do preço, ou a devolução do valor pago, corrigido monetariamente.

Como acionar o Procon de Nova Friburgo?

Procon de Nova Friburgo fica na avenida Alberto Braune, próximo à prefeituraProcon de Nova Friburgo fica na avenida Alberto Braune, próximo à prefeitura | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em Nova Friburgo, na Região Serrana, os consumidores que se sentirem lesados em alguma compra podem buscar ajuda do Procon-NF, que fica localizado na avenida Alberto Braune, número 225, no Centro (antiga Rodoviária Leopoldina).

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Dúvidas também podem ser tiradas por meio dos telefones: (22) 2525-9178 e (22) 2525-9179.

O email da instituição também está à disposição da população, através do seguinte endereço: proconnovafriburgorj@gmail.com.

Contato com o Procon Estadual

Os consumidores de outras cidades que quiserem fazer alguma denúncia ou reclamação podem acessar os canais de atendimento do Procon estadual através do site oficial da autarquia.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.