MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Macuco é o menor município e o maior produtor de leite no estado

De acordo com o IBGE, a cidade é a que tem o menor número de habitantes no estado e, ao mesmo tempo, recebe coleta de leite vinda de 27 municípios do estado

Por Luisa Machado
20/11/19 - 15:03
Macuco é o menor município e o maior produtor de leite no estado A Cooperativa de Macuco é a maior empregadora do município | Foto: Reprodução/JP Calvelli Fotografia

Você conhece o município de Macuco? A pequena cidade, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é a que tem o menor número de habitantes no estado. Estima-se que vivem cerca de 5.599 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma curiosidade sobre essa cidade é que, apesar de pequena, é maior produtora de leite do Rio, e trabalha através de duas fábricas: a Cooperativa de Macuco, que produz bebidas lácteas e produtos como requeijão, doce de leite e manteiga; e a CCA Laticínios, voltada para a produção de leite em pó.

A pecuária é a principal atividade da região, de acordo com Silvio Marini, presidente da Cooperativa de Macuco.

“A fábrica é responsável pela coleta de leite em 27 municípios do Rio de Janeiro. Somos 1.100 associados e 1.800 produtores ativos, considerando as associações de produtores. Aqui nós temos duas unidades industriais: uma localizada em Macuco e outra em Quissamã. Juntas, elas geram cerca de 250 empregos diretos”, completa Silvio.

A prova de que ele fala a verdade é o letreiro instalado pela prefeitura na praça Professor João Brazil, no centro da cidade, que afirma: Macuco, capital do leite. O título de capital estadual do leite foi dado para o município através de uma lei de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), sancionada em 2016 pelo então governador Francisco Dornelles.

O macuquense Tadeu Carvalho também faz parte dessa história e, há três anos, trabalha para a cooperativa como analista de controle de qualidade. Além de ser um exemplo de consumidor, para ele, o título dado ao município é mais que merecido.

“O leite é um dos alimentos mais completos e saudáveis do mundo, na minha opinião. Além disso, a pecuária se faz muito necessária pra cidade, até mesmo pela geografia da nossa região e por ser um grande gerador de empregos. Não só aqui em Macuco, mas também nos arredores, a pecuária é fonte de renda para milhares de famílias”, comenta.

E aí, pronto para conhecer Macuco? Um passeio pelo município é uma boa pedida para quem procura um local tranquilo, mas cheio de detalhes encantadores. A cidade fica a 210 km da capital carioca e, de Nova Friburgo, é possível chegar de ônibus ou de carro, em cerca de 40 minutos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.