MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Já ouviu falar em bitcoins? Conheça as moedas digitais que estão em alta no mercado

No Brasil, o número de investidores em bitcoins supera os da bolsa de valor

Por Luisa Machado
08/08/19 - 10:50
Já ouviu falar em bitcoins? Conheça as moedas digitais que estão em alta no mercado Conheça o mercado das criptomoedas antes de fazer o investimento | Foto: Banco de Imagem

O Brasil conquistou sua independência em 1822 e, desde os réis, que circulavam na época da colonização, até o real, utilizado hoje, nove diferentes moedas já circularam em território nacional. Atualmente, 182 moedas diferentes são utilizadas em todo o mundo, controladas ou pelo Estado, ou por instituições bancárias. E se, para facilitar o comércio em todo o mundo, fosse criada uma moeda universal, mundial e virtual?

Foi assim que, em 2008, foram lançadas as bitcoins, primeiras moedas digitais que utilizam a criptografia como forma de garantir a segurança do usuário. O economista Otávio Henrique Teixeira explica que, para começar uma poupança em bitcoins, é preciso investimento.

“Por meio da chamada carteira digital, representada por um código e administrada através de um computador ou celular (aplicativo) via internet, o indivíduo pode ir em uma espécie de corretora financeira especializada e converter seu dinheiro (real, dólar, euro etc.), de acordo com a cotação, em determinada quantia em bitcoin, que passa a constar como crédito em sua carteira digital”, explica o economista.

E a tecnologia das criptomoedas chegou a Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Victor de Paula, de 26 anos, é publicitário e conheceu as moedas em 2016, mas, por insegurança em relação à falta de garantias, só em 2019, quando buscou se informar melhor quanto à segurança oferecida pelo serviço, passou a realizar o investimento.

“Eu comecei a investir por acreditar na tecnologia e também visando à especulação pela possibilidade de valorização da moeda. Tenho bastante convicção que a tecnologia das criptomoedas é muito mais confiável, eficiente e segura do que o sistema fiduciário centralizado que existe hoje. Mas isso mexe com interesses políticos e econômicos muito grandes, que podem atrapalhar essa mudança no curto e médio prazo. No longo prazo, eu acredito que elas vão substituir completamente as moedas tradicionais”, conta Victor, que investe nas moedas há cerca de 3 meses e pretende continuar investindo.

Em cerca de dez anos de existência, as criptomoedas alcançaram altas marcas. Em 2019, o número de investidores, no Brasil, já superou o número de pessoas com conta na bolsa de valores. Outro fator que chama a atenção de investidores é o valor da criptomoeda que, no mês de junho, ultrapassou a marca de US$ 11.000.

O economista Otávio Henrique Teixeira comenta que, antes de aplicar o dinheiro, é necessário estudar um pouco do mercado das moedas digitais porque, como toda forma de mercado, ela passa por altos e baixos.

“É importante ressaltar que o mercado também já enfrentou baixas e já esteve perto da decadência, alimentando argumentos de que o mercado não passa de uma “bolha financeira” e que seu crescimento exponencial é insustentável e que sua queda é inevitável. Há analistas e especialistas que consideram o mercado de criptomoeda consolidado e promissor, enquanto outros já abominam totalmente a ideia de se investir sem qualquer garantia e regulamentação, enxergando nesse mercado um emaranhado especulativo. E de fato, não há dúvidas de que é um mercado muito volátil”, encerra o economista.

E você, confia na segurança das criptomoedas? Investiria seu dinheiro em um mercado virtual? Antes de tomar qualquer atitude, estude as possibilidades de aplicação do seu dinheiro para que não haja arrependimentos!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.