IR: até agora, só metade dos contribuintes de Nova Friburgo fez a declaração

Cerca de 14 mil pessoas declararam o Imposto de Renda até a última quinta, 18 de abril. Prazo para envio termina no dia 30 deste mês

Por Matheus Oliveira
22/04/19 - 15:11
IR: até agora, só metade dos contribuintes de Nova Friburgo fez a declaração Prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda termina no dia 30 de abril | Foto: Reproduçao/Agência Brasil

Esta é a penúltima semana para quem precisa entregar a declaração do Imposto de Renda, cujo prazo termina no dia 30 de abril. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, uma parte dos contribuintes já realizou a declaração, mas o número ainda está aquém da quantidade total de declarações que devem ser feitas.

De acordo com a Receita Federal, em 2018 foram 30.029 declarantes na cidade. Mas, até a última quinta-feira, dia 18 de abril, apenas 14.268 pessoas declararam o Imposto de Renda.

Ainda segundo a Receita Federal, cerca de 30% dos cidadãos deixam para realizar a entrega nos últimos três dias. O órgão alerta que quem deixou para a última hora pode enfrentar problemas na transmissão e ter maiores dificuldades para entregar a declaração.

No Brasil, a Receita Federal afirma que mais da metade dos contribuintes já acertou as contas com o Leão. Até as 17h da última quinta-feira, dia 22 de abril, a Receita Federal recebeu 15.513.046 de declarações do IR, o equivalente a 50,9% do esperado para este ano.

Quem precisa declarar

Precisam prestar contas para a Receita Federal quem recebeu, no ano passado, rendimentos tributáveis acima do valor de R$ 28.559,70. As restituições serão pagas entre junho e dezembro de 2019.

Além disso, o contribuinte que recebeu rendimento isento, não tributável ou descontado diretamente na fonte e que somado ultrapasse o valor de R$ 40 mil terá que apresentar a declaração de ajuste anual. Os brasileiros que fizeram operações na Bolsa de Valores, mercadorias, futuros e assemelhadas também terão de fazer a declaração.

Como declarar

Para declarar, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, clicar na opção “Download do Programa” e baixar o programa do IR 2019.

Quem for declarar deve escolher se importa a declaração do ano anterior (deixa os dados salvos) ou se cria uma nova. Em seguida, o cidadão vai escolher entre a declaração de ajuste anual e incluir nome e CPF. A pessoa deverá preencher as telas seguintes e depois escolher entre as opções simplificada ou completa. Por fim, deve-se declarar os dependentes, caso os tenha.

Calendário de restituições

  • 1º Lote - 17 de junho

  • 2º Lote - 15 de julho

  • 3º Lote - 15 de agosto

  • 4º Lote - 16 de setembro

  • 5º Lote - 15 de outubro

  • 6º Lote - 18 de novembro

  • 7º Lote - 16 de dezembro