MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Energia solar: consumidores do estado do RJ agora podem atrelar CPF em mais de uma conta

Lei foi aprovada pela Alerj e sancionada pelo governo estadual; medida também vale para pessoas jurídicas

Por Matheus Oliveira
03/12/21 - 10:16
Energia solar: consumidores do estado do RJ agora podem atrelar CPF em mais de uma conta Energia solar permite maior economia na conta de energia elétrica | Foto: Banco de Imagem

Os consumidores do estado do Rio de Janeiro que utilizam placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica vão poder ter o CPF, ou o CNPJ, cadastrado em mais de uma unidade, com direito à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Isso é o que está previsto na Lei 9.468/21, de autoria do deputado Jair Bittencourt (PP), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do estado no dia 26 de novembro.

“A instalação e adaptação de sistemas de energia fotovoltaicos em mais de um imóvel contribui para a economia com redução de custos, além da inegável vantagem ao meio ambiente”, justificou o autor da matéria.

A norma vale para áreas rurais ou urbanas e só será permitida desde que haja viabilidade técnica. Caso contrário, a empresa de energia deverá promover as adequações necessárias em até 365 dias.

Cabe destacar que a lei 8.922/20 estabelece a isenção de ICMS para os contribuintes que tiverem pequenos geradores de energia solar fotovoltaica e que injetam na rede elétrica a produção de placas solares que excedem seu consumo.

Opinião de especialista

O engenheiro mecânico friburguense Bernardo Oliveira, que criou a empresa B2 Energy e fornece energia fotovoltaica aos clientes, afirmou que um dos benefícios desta medida é poder instalar as placas fotovoltaicas no melhor local para gerar energia solar.

“E assim, podemos dividir o valor da conta em diversas unidades consumidoras, gerando maior economia para o cliente. A isenção do ICMS aumenta ainda mais o desconto no valor final oferecido ao consumidor, tornando mais viável o acesso à energia solar. Desta forma, podemos diminuir a dependência das hidrelétricas, em um período de estiagem”, declarou.

Vantagem financeira

O empresário do setor de moda íntima de Nova Friburgo, Maurício Folly, afirma que o aumento no valor da conta de luz e a maior facilidade para optar pela energia solar que a lei traz, vão resultar em um lucro maior para seu estabelecimento.

“À longo prazo, acredito que terei lucro, pois o valor da conta de luz está alto e provavelmente ficará cada vez mais caro, pois não vejo o país investindo neste setor. E como o equipamento solar tem uma garantia de 15 anos, projeto ter a chance de ter um bom retorno com esta escolha”, afirmou Maurício.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.