MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Consultor financeiro de Nova Friburgo dá dicas para equilibrar as contas em 2021

Saber usar o 13º salário é uma das recomendações para ficar no azul neste ano novo

Por Matheus Oliveira
05/01/21 - 10:55
Consultor financeiro de Nova Friburgo dá dicas para equilibrar as contas em 2021 Equilíbrio financeiro pode gerar maior tranquilidade ao trabalhador em 2021 | Foto: Banco de Imagem

Com a chegada de 2021, as contas começam a acumular, especialmente com impostos como IPTU e IPVA, além de material escolar e as dívidas feitas em dezembro do ano anterior. A situação exige planejamento financeiro. Para que você possa se organizar, ouvimos o investidor e consultor financeiro de Nova Friburgo, Gabriel Alves.

Gabriel destaca que a base de uma vida financeira equilibrada é a organização. Isso pode ser conquistado com o auxílio de um profissional da área ou por conta própria.

Entre as dicas do consultor estão:

13º salário

Gabriel explica que o trabalhador deve se planejar e não encarar o 13º salário como um presente:

“O que eu acho importante é que a pessoa adote uma estratégia de planejamento para o ano que está começando e saber que o 13º salário não é salário extra. Décimo terceiro é direito do trabalhador. Então, não adianta achar que é um presente de final de ano e gastar de qualquer forma. É uma oportunidade de você inserir esse salário no seu planejamento para poder começar um ano de maneira mais tranquila”.

E como que dá para começar um ano mais tranquilo? Gabriel dá a dica:

"Antes de mais nada é pagando dívidas. Começando pelas mais caras. O trabalhador precisa classificar suas dívidas e começar quitando primeiro as mais caras e depois, as mais baratas. Não tem a ver com a maior parcela, e sim, com o maior custo efetivo total, incluindo juros e outras taxas, mediante crédito”.

Planejamento

Para o consultor financeiro, também é importante pesquisar preços em razão dos tributos e dos pagamentos a serem realizados em janeiro, como IPVA, IPTU e material escolar.

“No caso do material escolar, é um custo alto e vale ressaltar que pesquisar preços é fundamental. Tem até pesquisas que mostram uma diferença gritante no preço de material escolar, no comparativo entre uma loja e outra, em uma cidade e outra. Além disso, o orçamento já fica pressionado em razão do pagamento dos tributos”, disse Gabriel.

Gastos para lazer e investimentos

Gabriel detalha ainda que praticando os dois primeiros passos, o cidadão pode realizar o consumo por lazer, mas sem exageros.

“Fazer uma viagem é aproveitar o dinheiro para ser um pouco livre, dar uma descansada e até mesmo se equilibrar. Mas também é necessário começar a pensar no futuro e fazer bons investimentos”, destaca.

Porém, ele faz uma ressalva neste período de pandemia do novo coronavírus.

“Por estarmos vivendo uma crise sanitária de escala global, aconselho as pessoas a enxugarem o consumo por lazer porque a gente não tem uma realidade propícia a isso. Então, começar investimentos pode ser uma ótima ideia”, declara Gabriel.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.