MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cobrança por fatiamento e moagem de produtos passa a valer em supermercados de Cabo Frio

Segundo o Procon, estabelecimento deve informar os valores do quilo do alimento, com todos as especificações

Por Rômullo Espíndola
05/04/24 - 16:52
Cobrança por fatiamento e moagem de produtos passa a valer em supermercados de Cabo Frio Procon afirmou que está atento à questão e vai realizar ações de fiscalização | Foto: Divulgação/Asserj

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) autorizou a cobrança por fatiamento e moagem de alimentos em supermercados de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A decisão derruba a Lei Municipal 3585/2023 que proibia o pagamento por esses serviços na cidade.

A nova regra está em vigor e ocorre após uma ação proposta pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). Com a decisão, foi autorizado o retorno da comercialização com adicional de cobrança. O texto ainda ressalta a necessidade de precificação diferenciada.

Na ação, a Asserj alegou violação aos princípios da propriedade privada, da liberdade econômica, da livre iniciativa e do princípio da isonomia, ao impor aos estabelecimentos supermercadistas injustificada regulação de preço:

A disponibilidade dos referidos produtos tende a atender uma parcela significativa de consumidores, que buscam por produtos manipulados, destroçados, moídos ou cortados em peça para consumo imediato, em volume que atende a necessidade de cliente.

A associação argumentou também que "os produtos fatiados ou moídos, conforme solicitação do cliente, geram custos adicionais, como energia, mão de obra e embalagem, que não são necessários para a venda do produto inteiro".

A nossa equipe visitou dois supermercados próximo ao centro da cidade nessa quinta-feira, 4, e ambos afirmaram que não cobravam pelos serviços.

Segundo o Procon de Cabo Frio, o estabelecimento deve informar os valores do quilo do alimento, com todas as especificações, inclusive do produto fatiado. A orientação é que o consumidor pesquise e dê preferência para os estabelecimentos com os melhores preços:

Com relação à cobrança por fatiamento e moagem de produtos, alguns estabelecimentos costumam cobrar pelo serviço. O consumidor deve ficar atento aos preços que devem estar visíveis e explícitos em cartazes ou etiquetas, ressalta o órgão regulador.

O órgão afirmou ainda que está atento à questão e vai realizar ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais.

O consumidor que quiser fazer denúncias ao órgão, pode entrar em contato através do WhatsApp: (22) 99907-2821. Os atendimentos são realizados apenas por mensagem instantânea de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.