MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cartilha do Procon dá dicas para ninguém cair em golpes durante a Black Friday

Fiscais no estado já monitoram os preços dos produtos mais buscados neste período

Por Redação Multiplix
08/11/22 - 10:57
Cartilha do Procon dá dicas para ninguém cair em golpes durante a Black Friday Consumidores devem ficar atentos durante a Black Friday | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma das datas mais esperadas pelo consumidores que gostam de economizar está chegando: a Black Friday, que será realizada na última sexta-feira deste mês.

Mas é preciso ficar atento com as propagandas enganosas. Diante disso, o Procon-RJ preparou uma cartilha especial para que tanto os fornecedores quanto os clientes possam aproveitar a ocasião de forma mais segura.

O documento apresenta dicas tanto para compras online quanto para compras em lojas físicas. Já os fornecedores são alertados para que não descumpram o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer as suas ofertas.

E é bom ficar atento! Até o dia da Black Friday, 25 de novembro, os agentes da autarquia estarão monitorando os preços dos produtos mais buscados para comparar com os praticados no dia da promoção.

Dica para consumidores

Nesta época, o Procon orienta que o consumidor saiba exatamente o que quer comprar e faça uma pesquisa de mercado para saber qual é o valor médio do produto desejado fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquirir o produto com um desconto real.

Na hora da compra, uma dica que merece destaque é a atenção ao custo do frete.

Dica para fornecedores

Seja pela internet ou em lojas físicas, o fornecedor deve deixar sempre as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto a informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais para que o cliente saiba exatamente o que está adquirindo.

O presidente da autarquia, Cássio Coelho, explicou a importância da criação da cartilha e da transparência nas vendas:

Essa data é muito importante para a economia, em que as empresas podem atingir um grande números de vendas e fazer a chamada 'queima de estoque'. Já os consumidores podem aproveitar para comprar com descontos especiais. Por isso, a data precisa manter a credibilidade de que realmente é um momento especial, com a publicidade obedecendo o Código de Defesa do Consumidor, com informações claras. Com esse objetivo criamos essa cartilha de orientação para contribuir com o mercado de consumo.

Outras dicas como essas podem ser encontradas direto na cartilha Black Friday Legal neste link.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.