MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aneel diz que contas de luz devem ter maior aumento desde 2018

Acréscimo pode ser de 8% caso os impostos indevidos sejam devolvidos aos consumidores

Por Redação Multiplix
01/03/21 - 15:13
Aneel diz que contas de luz devem ter maior aumento desde 2018 Em 2018, a alta média foi de 15%, de acordo com a Aneel | Foto: Banco de Imagem

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz em 2021 devem ter maior aumento desde 2018. A estimativa é que o acréscimo médio seja de 13% a mais este ano. Entretanto, o percentual poderia cair para 8% com a devolução dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais aos consumidores nos últimos anos.

Ainda segundo a agência, mesmo com essa devolução, o aumento dos 8% ainda continua sendo o maior desde 2018. Naquela época, a alta média foi de 15%.

A Aneel está avaliando as opções para encontrar medidas adicionais que sirvam para aliviar a pressão das tarifas altas de energia, já que o Brasil está passando por diversas dificuldades na economia, por causa da pandemia da Covid-19.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, o ideal seria “buscar recursos no próprio setor para abater essas tarifas."

A alta do dólar, desde o ano passado, ajuda a encarecer a energia da hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e responsável por atender a 10% da demanda nacional, e isso contribui para o aumento nas contas de luz em 2021.

As usinas termelétricas também contribuem para o aumento, já que elas geram uma energia mais cara. Devido à falta de chuva, elas são acionadas quando é preciso poupar água das hidrelétricas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.