MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Duas Barras: Sociedade Musical 8 de Dezembro comemora 100 anos nesta quarta-feira

Conheça um pouco da história da banda centenária e saiba a programação pelo aniversário

Por Kessia Coutinho
07/12/21 - 16:09
Duas Barras: Sociedade Musical 8 de Dezembro comemora 100 anos nesta quarta-feira Sociedade Musical 8 de Dezembro completa seu centenário nesta quarta-feira, 8 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Sociedade Musical 8 de Dezembro, de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, completa 100 anos na próxima quarta-feira, 8. E para comemorar o centenário, a entidade preparou uma programação especial.

As comemorações são uma parceria entre a diretoria da banda e as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo do município.

Programação

Quarta-feira, 8:

  • 5h - Alvorada com a Banda 8 de Dezembro - sairá da sede da sociedade e percorrerá as ruas do município;

  • 18h - Procissão em louvor a Nossa Senhora da Conceição - sairá da Igreja Matriz e percorrerá as ruas do centro da cidade;

  • 19h - Missa solene na Igreja Matriz.

Domingo, 19:

  • 18h30 - Concerto do Centenário e de abertura do Natal com a Banda 8 de Dezembro e a Escola Municipal de Educação Musical Nilton José dos Santos, na praça Governador Portela.

Sociedade Musical 8 de Dezembro

Segundo consta no livro “Eu só penso nela”, de autoria do poeta, músico, escritor e compositor bibarrense Farid Habib, a banda foi fundada na década de 20, mais precisamente em 8 de dezembro de 1921, com o nome de Sociedade Musical 8 de Dezembro, que mantém até os dias atuais.

 Formação da Bandinha Show em 8 de Dezembro Formação da Bandinha Show em 8 de Dezembro | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Teve como primeiro presidente o padre João de Barros e como primeiro maestro Oscar de Itaboraí, sendo os músicos oriundos da Banda Progressistas 8 de Maio.

Entre o grupo dos fundadores destaca-se o nome de Sebastião José dos Santos, mais conhecido como Tião da Banda, que foi maestro da 8 de Dezembro por cerca de 40 anos consecutivos.

Em 1940, o grupo, regido pelo Maestro Sebastião, se apresentou por 30 minutos, na capital do Rio de Janeiro, nos estúdios da antiga Rádio Nacional, uma das principais emissoras da época, que mantinha forte repercussão em todo território brasileiro em um tempo onde ainda não havia televisores no país.

 Sede da Sociedade Musical passou por reformas no ano passado Sede da Sociedade Musical passou por reformas no ano passado | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em sua sede própria, construída em 1954, a centenária banda conserva um acervo imagens marcantes da sua história, além de troféus e títulos conquistados em concursos e encontros de bandas em âmbito estadual.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.